Dados do Trabalho
Título
GRANULOMATOSE DE WEGENER COM EVOLUÇAO A PAQUIMENINGITE: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A Granulomatose de Wegener (GW) é uma vasculite necrotizante sistêmica, com predomínio em vasos de pequeno e médio calibre. Sintomas como fadiga, febre, perda de peso, mialgia e artralgia são comuns. Manifestações neurológicas podem ocorrer em até 33,6% dos casos. O diagnóstico é de maior especificidade quando há associação do marcador sorológico ANCA-C à vasculite granulomatosa necrotizante identificada na histopatologia. O tratamento consiste em imunossupressores, podendo-se usar corticoterapia endovenosa em altas doses. Se não tratada, a GW é fatal, mas com o tratamento adequado, ocorre significativa remissão e redução da taxa de mortalidade.
Objetivos
Relatar caso de Granulomatose de Wegener com evolução clínica rara para paquimeningite e consequente
paraparesia dos membros inferiores.
Delineamento e Métodos
Relato de Caso.
Resultados
E.P, 57 anos, masculino, transferido para hospital referência com queixa de paraparesia progressiva de membros inferiores. Relata diagnóstico há 1 ano de granulomatose de Wegener, em uso de Prednisona e Metotrexato. Solicitado hemograma, constatando leucocitose, sem desvio a esquerda, VHS e PCR normais e cultura de líquor sem crescimento de bactérias ou fungos.Realizada ressonância magnética de coluna vertebral com sinais de extensa paquimeningite, nos níveis de C7 à T12. Ao diagnostico, iniciado pulsoterapia com Metilprednisolona. No quarto dia não apresentou melhora motora significativa, iniciando assim terapia adjuvante com agente alquilante Ciclofosfamida. O paciente evolui com melhora dos movimentos nos membros inferiores após o fim da pulsoterapia e da terapia com agente alquilante.
Conclusões/Considerações Finais
O diagnóstico da GW requer um elevado índice de suspeição, isso devido a baixa particularidade dos sintomas iniciais. Em decorrência disso, muitas vezes, seu diagnóstico, ocorre apenas após envolvimento multiorgânico. Embora a grande maioria dos pacientes apresentem sinais clínicos característicos como mialgias e poliartralgias, formas raras de manifestações podem estar presentes, como a paquimeningite. Essa apresentação caracteriza-se por um processo inflamatório fibrosante que causa um espessamento difuso da dura-máter, gerando no paciente supracitado, uma paraparesia de membros inferiores.
A base terapêutica é fundamentada no uso de corticosteroides e imunossupressores, que em vista do quadro referido foi necessário, de maneira sinérgica, a utilização da pulsoterapia de corticóide, concomitante ao agente alquilante, para remissão total de uma manifestação rara da GW.
Palavras Chave
Granulomatose de Wegener, paquimeningite, imunossupressão.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) - Santa Catarina - Brasil
Autores
ARIANY DALMOLIN PIZZETTI, CARLOS HENRIQUE DACOREGIO PERIN, MARIA GABRIELLA GHEDIN NIERO , MARCOS FLÁVIO GHIZONI, IURI JERÔNIMO DA ROCHA SIQUEIRA