Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE STILL DO ADULTO: UM DIAGNOSTICO INCOMUM NA FEBRE DE ORIGEM INDETERMINADA

Fundamentação teórica/Introdução

A doença de Still do adulto é um tipo de artrite inflamatória autoimune, de difícil diagnóstico por se tratar de uma doença rara com sinais e sintomas comuns a diversas outras patologias prevalentes, dessa forma, depende de uma extenuante investigação, achados clínicos e laboratoriais compatíveis.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente do sexo masculino, 16 anos, com doença de Still.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, retrospectivo e observacional.

Resultados

Paciente masculino de 16 anos, solteiro, estudante, deu entrada no hospital de referência por um quadro de febre intermitente diária com rash cutâneo, artralgia em punhos, joelhos e perda ponderal expressiva de dois meses de evolução. HP: asma na infância. Resultado de exames: Ferritina > 16.500, Hb:7,9, Leucocitose persistente: média entre 22.000-18910, PCR: 19,19, TRM-TB não detectável, Leptospirose IgM não reagente, Leishmaniose IgM e IgG não reagentes, Epstein Barr IgM não reagente, Fator Reumatóide não reagente, FAN não reagente. TC de tórax com moderado derrame pleural bilateral e moderado derrame pericárdico. Mielograma: MO com hipercelularidade acentuada da série granulocítica e aumento de neutrófilos. Tendo em vista tais resultados laboratoriais apresentados como hiperferritinemia, leucocitose e quadro clínico sugestivo com perda ponderal significativa, febre persistente associada a rash cutâneo, acometimento articular, esplenomegalia e tendo sido previamente descartado outras causas, desta maneira, o paciente apresenta 5 critérios Yamaguchi para doença do Still em adulto, 3 maiores e 2 menores. Em virtude do exposto, foi iniciado o tratamento direcionado, com alta hospitalar e seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico Still no adulto é clínico e desafiador por se tratar de uma doença incomum, pouco conhecida e que se dissimula facilmente, sendo impreterível sua difusão ao no meio acadêmico para debate e seu melhor reconhecimento em tempo hábil.

Palavras Chave

Doença de Still do adulto; Febre de Origem Indeterminada; Artrite Inflamatória Autoimune; Leucocitose Persistente.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Hospital Carlos Macieira - Maranhão - Brasil

Autores

AMANDA HENRIQUE SANTANA, AMANDA CARVALHO E BARBALHO NAVA, REBECA SAMELA ALVES LOPES COELHO, AMANDA ELLEN HOLANDA SMITH, SAMARA AMORIM DE ARAUJO