Dados do Trabalho
Título
IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO NA SAUDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Fundamentação teórica/Introdução
A pandemia de COVID-19 motivou a adoção de medidas de isolamento social, impactando cerca de 1,2 bilhões de estudantes de todos os níveis no mundo. Nessa conjuntura, as condições psicológicas dos estudantes universitários merecem destaque, visto que eles integram uma população já fragilizada do ponto de vista da saúde mental. Dois aspectos se sobressaem nessa análise de saúde mental: o distanciamento social e o ensino remoto, que promoveram afastamento do ambiente acadêmico e intensificaram sentimentos de solidão e abandono.
Objetivos
O objetivo deste estudo foi revisar a literatura publicada sobre as consequências na saúde mental de estudantes universitários geradas pelo isolamento social e ensino remoto durante a pandemia de COVID-19, verificando objetivos, discussões, metodologias e resultados expostos na bibliografia.
Delineamento e Métodos
Revisão integrativa. Adotando um caráter exploratório-descritivo, a pesquisa abordou a temática através da metodologia da pesquisa bibliográfica nas bases de dados LILACS e MEDLINE, pertencentes à Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionadas publicações nacionais e internacionais do período de 2020 a 2021. A coleta, análise e seleção de dados da literatura seguiu os seguintes procedimentos de leitura: reconhecimento, exploração, seleção, reflexão e interpretação.
Resultados
Os principais resultados levantados nessa pesquisa, provenientes de 23 artigos da América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, Ásia e Oceania, mostram que o distanciamento social e o ensino remoto impactam sobretudo de maneira negativa, gerando ansiedade, depressão, estresse, solidão, desmotivação, falta de foco, fusão de ambientes doméstico e acadêmico, dificuldades de aprendizado, má performance e preocupações acadêmicas excessivas. O ensino remoto, entretanto, foi também percebido como favorável à saúde mental para alguns universitários na medida que adaptou-se à realidade da pandemia, permitiu certa interação com o âmbito acadêmico, viabilizou mais tempo para outras atividades intelectuais e evitou piora das condições psicológicas.
Conclusões/Considerações Finais
O estudo permite concluir que o ensino remoto e o distanciamento social de fato impactaram a saúde mental dos universitários, principalmente de modo desfavorável. Porém, foram notáveis aspectos positivos à saúde mental agregados pelo ensino remoto.
Palavras Chave
isolamento social, saúde mental, Covid-19, universidades, educação à distância.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
UNICENTRO - Paraná - Brasil
Autores
NATHALIA WESSLER, DANIELA VIGANÓ ZANOTI-JERONYMO, MARÍLIA DANIELA MACHADO ARAÚJO CAVALCANTE, TATIANA DA SILVA MELO MALAQUIAS