Dados do Trabalho
Título
DERRAME PLEURAL ASSOCIADO A PARASITOSE POR TRICHURIS TRICHIURA - RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
O derrame pleural é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquido na cavidade pleural, causado por diversas condições médicas, sendo raramente relacionado a parasitoses.
Objetivos
Este estudo tem como objetivo descrever um caso clínico de derrame pleural presumidamente causado por Trichuris trichiura.
Delineamento e Métodos
Relato de caso retrospectivo observacional.
Resultados
Homem, 46 anos, ex-tabagista (30 maços-ano) e ex-usuário de crack, sem histórico conhecido de comorbidades. Paciente proveniente do Pará, onde vivia em situação de rua e em condições precárias de saúde e higiene. Encaminhado pela Unidade Básica de Saúde devido a um derrame pleural à direita, associado a quadro de dispneia progressiva e dor torácica respiratório-dependente. Os sintomas iniciaram-se um mês antes da internação, acompanhados de episódios febris no período. Após realização de exame de imagem foi descartado tromboembolismo pulmonar, sendo identificado moderado derrame pleural à direita, com atelectasia do parênquima pulmonar adjacente. Exames laboratoriais revelaram eosinofilia e elevação dos níveis de proteína C-reativa, enquanto sorologias virais foram negativas e provas reumatológicas não apresentaram alterações. Culturas de escarro e líquido pleural (LP) foram realizadas, não indicando infecções bacterianas, sendo o LP classificado como exsudato. Investigada a eosinofilia, o exame parasitológico de fezes revelou a presença de ovos de Trichuris trichiura, confirmando o diagnóstico de parasitose. Iniciou-se tratamento com Ivermectina, sendo necessária uma segunda dose devido ao aumento dos eosinófilos após 6 dias de internação. O paciente apresentou melhora significativa do quadro clínico, laboratorial e de imagem após o tratamento com Ivermectina, e recebeu alta hospitalar com recomendações para complementar o tratamento com Albendazol. Diante da resposta terapêutica definiu-se o diagnóstico de parasitose por Trichuris trichiura com acometimento pleural.
Conclusões/Considerações Finais
A presença de parasitoses, como a causada por Trichuris trichiura, pode ser um fator diferencial a ser investigado em casos de derrame pleural com características atípicas. O sucesso terapêutico com o uso de Ivermectina reforça a importância de um diagnóstico preciso para a abordagem adequada desses pacientes.
Palavras Chave
Derrame pleural; Parasitose; Eosinofilia; Trichuris trichiura.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
EDUARDA ZAMPRONIO BOSCARDIN, ANA LUIZA DE MORAES GOLINELI BOAVENTURA, BRENDA WIGGER, GABRIEL GARCIA, NATALIA DE ALCANTARA ZIMMERMANN