Dados do Trabalho
Título
SCHWANOMA DA MAMA MASCULINA: UM RELATO DE CASO RARO.
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução: Os Schwanomas são neoplasias benignas das bainhas dos nervos periféricos, geralmente ocorrem em adultos entre 30 e 60 anos de idade, mais em homens do que em mulheres, e são frequentemente encontrados na cabeça e no pescoço, nos membros superiores e inferiores, e na coluna vertebral. A Mama é uma localização extremamente rara dos schwanomas.
Objetivos
Apresentar o relato de um caso raro de schwanoma da mama masculina, por ser esta uma patologia incomum e de localização não usual e que deve ser diferenciada das patologias malignas mamárias da mama mascuina.
Delineamento e Métodos
O caso descrito é de um schwannoma da mama masculina, em um homem de 59 anos que procurou o serviço de mastologia com quadro de dor na região axilar direita, com uma história de nodulação na mama direita há cerca de 04 anos, que aumentou de volume progressivamente, com tamanho inicial de uma azeitona e ao final tinha o tamanho de uma laranja, sendo que no último ano se tornou dolorosa. Ao exame físico o nódulo era visível e palpável na mama, e na ultrassonografia mamária estava no interior das fibras musculares da mama direita, com 3,1 x 1,7 x 2.6 cm, hipoecoico, sem fluxo ao doppler, sólido, ovalado, de contornos regulares. Na tomografia de tórax a imagem nodular estava no interior do músculo peitoral. Foi submetido a uma core-biopsy cujo laudo patológico foi de uma proliferação fusocelular mixóide atípica, sugestiva de tumor da bainha do nervo periférico, com comportamento biológico não definido. A amostra era escassa, com atipias moderadas a severas, sem mitose ou necrose. Realizada uma ressecção completa da lesão do músculo peitoral, era encapsulada e o laudo histopatológico demonstrou neoplasia mixóide fusocelular de 3,8 cm, onde a imuno-histoquímica foi positiva para proteína S100, CD34 e SOX10, confirmando tratar-se de um schwanoma da mama.
Resultados
O nódulo da mama clinicamente tinha características de benignidade, demonstrada na ultrassonografia por ser uma massa bem delimitada e regular dentro do músculo peitoral. O exame tomográfico do tórax não ajudou a esclarecer a etiologia da lesão. O diagnóstico foi definido na biópsia com o estudo histopatológico, e confirmado ao exame imunohistoquímico. O tratamento é a ressecção cirúrgica completa com margens livres.
Conclusões/Considerações Finais
Os schwanomas da mama em homens são raros, e devem ser considerados no diagnóstico diferencial das lesões nodulares das mamas.
Palavras Chave
Scwhanoma
Mama
Homem
Relato de caso
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
CLINICA ONCOLOGICA LISIANE ANZANELLO - Santa Catarina - Brasil
Autores
LISIANE ANZANELLO, RENE JULIAS COSTA SILVA, FRANCO ANZANELLO MEIRA, VINICIUS MARTINS ZANIN, ROGER KRUGER DE LIMA