Dados do Trabalho
Título
PUSTULOSE EXANTEMATICA GENERALIZADA AGUDA ASSOCIADA A TERBINAFINA ORAL
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução: A Pustulose Exantemática Generalizada Aguda (PEGA) é uma erupção cutânea secundária a medicamentos, com latência variável entre a exposição e o início das lesões. Trata-se de uma doença autolimitada, resolvida em torno de quinze dias após a suspensão da droga causadora e apresenta bom prognóstico.
Objetivos
Objetivo: Relatar caso de reação de hipersensibilidade à Terbinafina.
Delineamento e Métodos
Relato de caso.
Resultados
Paciente do sexo feminino, branca, 42 anos, sem comorbidades conhecidas, admitida com placas eritematosas multiformes disseminadas, pruriginosas, associadas a sensação de queimação pelo tronco anterior, posterior, região vaginal, nádegas, membros inferiores e mãos, poupando regiões plantares e de couro cabelo. Onze dias antes, ela havia iniciado o tratamento para Pitiríase Versicolor com Terbinafina 250mg/dia. Suspendida a droga após suspeita de farmacodermia e iniciado Prednisona 1mg/kg/dia, optado por pulsoterapia com Metilprednisona 60mg por três dias diante de piora das lesões. Recebeu alta após melhora parcial do quadro, com prednisona e orientação de desmame lento ambulatorial. Foi realizada biópsia de pele com resultado favorável a Pustulose Exantemática Generalizada Aguda, induzida pelo uso da droga.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusão: As reações de hipersensibilidade a medicamentos representam um problema de saúde pública. A identificação precoce destas reações minimiza os sintomas e sofrimento do paciente, promove recuperação mais rápida e reduz gastos públicos com internações.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital Municipal de Salvador - Bahia - Brasil
Autores
POTHIRA CARNEIRO CERQUEIRA SOUZA, ALICE OLIVEIRA SANTOS