Dados do Trabalho
Título
HIPERSENSIBILIDADE A DIPIRONA COM TOLERANCIA A ANTI-INFLAMATORIOS NAO ESTEROIDAIS
Fundamentação teórica/Introdução
Os Anti-inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) são uma das drogas mais amplamente utilizadas no mundo, porém, seu uso excessivo vem sendo correlacionado com o aumento das reações adversas associadas a esses medicamentos. Os AINEs mais frequentemente envolvidos em reações alérgicas graves são a aspirina, dipirona e diclofenaco. Os sintomas são desencadeados pelo mecanismo de hipersensibilidade do tipo I, IgE-mediado, e suas reações são potencialmente mais graves, acontecem em um breve período após a exposição, assim como nas clássicas reações IgE mediadas. A classe de AINE mais citada é a das pirazolonas (que inclui a dipirona). Além disso, a maioria dos pacientes refere reações semelhantes com o uso de drogas da mesma classe e/ou grupo, evidenciando a relevância do diagnóstico e recomendações adequadas.
Objetivos
O objetivo deste relato é descrever um caso de hipersensibilidade à dipirona com tolerância a AINEs. Apresenta relevância tanto no atendimento clínico ambulatorial quanto na emergência de pacientes com quadro de hipersensibilidade à AINEs.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um relato de caso retrospectivo observacional.
Resultados
Homem de 28 anos buscou atendimento médico com histórico de angioedema após administração de dipirona intravenosa e diagnóstico de reação alérgica a anti-inflamatório não esteroidal (AINE). Anos após o episódio, realizou tratamentos esporádicos com ibuprofeno, cetoprofeno e tometamol cetorolaco para quadros agudos. Ao buscar o alergologista, foi realizado teste cutâneo com dipirona, que apresentou controle negativo e prick 1/1000 negativo, teste com medicação com diluição 1/100 apresentou reação cutânea de 15mm, sendo positivo para reação alérgica à dipirona como reator único. Manteve seguimento ambulatorial, sendo proscrito utilização de dipirona e liberado uso de demais AINEs.
Conclusões/Considerações Finais
As reações de hipersensibilidade à AINEs, mais raramente, podem ocorrer induzidas por um único AINE específico, sendo os demais bem tolerados. Este tipo de reação é considerado de hipersensibilidade mediada por mecanismos imunológicos, neste fenótipo clínico não existe reatividade cruzada entre AINEs.
Palavras Chave
Hipersensibilidade a Drogas; Dipirona; Anti-inflamatório Não Esteroides.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade do Vale do itajaí - Santa Catarina - Brasil
Autores
LUCAS LOPES MOSER, CAMILA MENEGHEL VACCARO, JULIANA DINIZ BARBIERI, MARINA PERON BENAZZI