Dados do Trabalho
Título
PERFURAÇAO DE CORNEA DE CAUSA IDIOPATICA: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A córnea humana consiste em um tecido transparente, avascular com presença de fibras nervosas originadas da parte oftálmica do nervo trigêmeo, uma das importantes causas de cegueira e anormalidade no campo visual que pode ser causada em sua estrutura é a úlcera de córnea humana, a qual em sua sintomatologia pode incluir dor, fotofobia e redução da acuidade visual. Como solução, o transplante de córnea é uma boa opção de tratamento, sendo o tectônico uma escolha, com o objetivo de restaurar ou simplesmente preservar a anatomia corneana em olhos afetados.
Objetivos
Relatar o caso de uma paciente com perfuração aguda de córnea de causa idiopática.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um relato de caso, baseado em um estudo prospectivo e observacional, com informações obtidas por meio da revisão do prontuário médico, registro fotográfico do caso em questão e revisão de literatura.
Resultados
Paciente A.C., sexo feminino, 25 anos, deu entrada no Pronto Atendimento no dia 09/06/2023 ás 20:53, em bom estado geral, lúcida, orientada no tempo e espaço, corada e hidratada, sendo atendida pelo emergencista, devido ao quadro de fotofobia, sem queixa álgica, há 12 horas. Relata que ao acordar apresentou um quadro de escotomas em campo visual esquerdo lateral, em seguida, ao manusear o olho esquerdo (devido à um incômodo) teve uma sensação de "perfuração" ocular, sem dor no momento, seguido de intenso lacrimejamento. Fez uso de atropina 1%, colírio 1 gota 8/8 horas, vigamox 1 gota 4/4 horas, mirugell 1 gota de 4/4 horas e regencel pomada 4/4 horas. Ao exame (IPSIS LITTERIS): "Campo visual esquerdo e direito preservado, pupila direita isofotorreagente, globo ocular esquerdo: apresenta ulceração de no mínimo 5mm em região central de íris. Pupila não fotorreagente, midriática". A hipótese diagnóstica trata-se de uma úlcera de córnea, tendo como conduta, o transplante de córnea tectônica.
Conclusões/Considerações Finais
O caso relatado e publicações levantadas trazem à luz a discussão de uma perfuração aguda de córnea de causa idiopática, como provável diagnóstico uma ulceração, sendo que a terapêutica do transplante de córnea tectônica, quando bem executada e em pacientes adequadamente selecionados, é capaz de obter resultados satisfatórios, para a melhora da qualidade de vida do paciente.
Palavras Chave
Perfuração aguda de córnea;
Causa idiopática;
Ulceração;
Transplante de córnea tectônica.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade Paranaense - Paraná - Brasil
Autores
NATALLY GABRIELLY MARTIN FERNANDES, DAISI DE LIMA GEREVINI, EDUARDA LUIZA MERTZ, REINALDO HIGASHI YOSHII