Dados do Trabalho
Título
PERICARDITE TUBERCULOSA COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE INSUFICIENCIA RESPIRATORIA AGUDA – RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Pericardite tuberculosa é uma forma de apresentação infrequente, porém uma complicação importante da tuberculose. Como o diagnóstico pode ser difícil de ser estabelecido, resulta em complicações tardias e altas taxas de mortalidade.
Objetivos
Descrevemos o caso de pericardite tuberculosa em paciente sem fatores de risco aparentes para desenvolver a doença e que obteve desfecho desfavorável.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um relato de caso de paciente atendida em hospital terciário para investigação de dor epigástrica e dispneia. O embasamento teórico foi obtido através da análise de artigos disponíveis em plataformas médicas online, como PubMed e UpToDate.
Resultados
Paciente feminina, 66 anos, previamente hipertensa, diabética e dislipidêmica, admitida em hospital terciário apresentando há uma semana dor epigástrica, associada a dispneia e ortopneia, evoluindo com dessaturação e necessidade de oxigenioterapia suplementar.
Ecocardiograma transtorácico com evidência de derrame pericárdico circunferencial com colabamento de câmaras direitas, sendo optado por drenagem de pericárdio com retirada de 200ml de líquido hemático. A análise do líquido demonstrou celularidade elevada com predomínio linfocitário e adenosina deaminase (ADA) 49. O anatomopatológico de segmento de pericárdio demonstrou pericardite com discreto / moderado infiltrado linfocitário e fibrose.
A avaliação para tuberculose pulmonar foi negativa. Paciente evoluiu com melhora clínica após início de esquema terapêutico padrão para tratamento de pericardite tuberculosa.
Após a alta hospitalar, retornou ao serviço por mais duas ocasiões devido derrame pleural, evoluindo com choque séptico refratário e óbito cerca de 50 dias após início do quadro.
Conclusões/Considerações Finais
A pericardite tuberculosa ocorre em cerca de 4% dos pacientes imunocompetentes com diagnóstico de pericardite aguda. O diagnóstico é provável quando a análise do líquido pericárdico demonstra exsudato linfocítico com níveis elevados de ADA e/ou em caso de resposta clínica à terapia antituberculosa.
Estudos demonstraram a redução drástica de mortalidade entre pacientes com pericardite tuberculosa com uso de terapia antituberculosa. Ocorreu uma queda de mortalidade de 80 a 90% para 8 a 17% em pacientes sem infecção por HIV.
Apesar das condutas adotadas, a paciente evoluiu com complicações decorrentes tanto da doença de base quanto de suas comorbidades e de múltiplas internações, demonstrando a alta mortalidade da patologia.
Palavras Chave
Pericardite Tuberculosa. Insuficiência Respiratória. Antituberculosos.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Irmandade da Santa Casa de Londrina - Paraná - Brasil
Autores
LILIANA LUDWIG ZIEGLER, JÉSSICA BASTOS MARTINS, JORDANA SMANIOTTO ROSSI, LEOPOLDO DE MOURA CURTI, WALTON LUIZ DEL TEDESCO JÚNIOR