Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA NOTIFICAÇAO DE CASOS DE CANCER RELACIONADO AO TRABALHO ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO ESTADO DO PARANA
Fundamentação teórica/Introdução
Câncer relacionado ao trabalho ou câncer ocupacional são os nomes designados aos casos de câncer que têm como etiologia a exposição a fatores, agentes e situações de risco presentes no ambiente e processo de trabalho, mesmo após a cessação da exposição. E, assim como praticamente todas as esferas da sociedade, essa patologia sofreu impacto durante a pandemia da COVID-19, que, no presente estudo, têm seu início no Paraná considerado como março de 2020, baseando-se na Secretaria da Saúde do Governo do Estado.
Objetivos
Analisar a quantidade de casos de câncer relacionado ao trabalho no anos de 2019, 2020, 2021 e 2022. Correlacionar as alterações nas notificações e as etapas da pandemia.
Delineamento e Métodos
Retrospectivo.
Resultados
Em 2019, 370 casos de câncer ocupacional foram notificados. Em 2020, ano em que a pandemia da COVID-19 se instalou, 259 casos foram notificados, sendo que 84% desses foram relatados no 1o semestre, ou seja, no princípio da pandemia. Já em 2021, ano que marca o pico da pandemia no Paraná e no Brasil, a quantidade diminui vastamente, contabilizando 42 casos notificados. E, por fim, em 2022, 132 casos foram notificados, sendo que 61% desses foi notificado no 2o semestre, quando a pandemia já se encaminhava para seu fim no estado e no país. Além disso, para entender mais sobre o caráter da patologia analisada, identificou-se que, em todos os 4 anos analisados a faixa etária mais afetada foi a de 60+, correspondendo a 63% dos casos em 2019, 64% em 2020, 61% em 2021 e 65% em 2023. E que, também em todos os 4 anos, a situação de mercado de trabalho mais afetada foi a dos autônomos, correspondendo a 37% em 2019, 57% em 2020, 51% em 2021 e 29% em 2022. Por fim, após análise de todos os casos nos 4 anos de forma concomitante, têm-se que o tipo de câncer relacionada ao trabalho com maior incidência nesse período é a neoplasia maligna de pele (CID C44).
Conclusões/Considerações Finais
O número de casos diminuiu concomitante ao avanço da pandemia, pois, de acordo com a bibliografia, durante esse período o número de casos identificados e notificados também diminuiu, devido ao isolamento e à prioridade de atendimento aos infectados pelo Coronavírus. No entanto, devido às características da doença, é possível que esse tempo de isolamento, possa refletir nos dados em anos futuros, visto que a exposição aos fatores, agentes e situações de risco foi reduzida.
Palavras Chave
Câncer; Trabalho; Notificação; Pandemia; COVID-19; Casos
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Fundação Assis Gurgacz (FAG) - Paraná - Brasil
Autores
MARIA EDUARDA BEDIN SAROLLI, ANNA CLAUDIA LAVORATTI, KURT JULIANO SACK OREJUELA USCOCOVICH, LAURA POLARINI LACERDA, MARIANA TOMASETTO LECZKO