Dados do Trabalho
Título
HIDROTORAX HEPATICO: UMA CAUSA INCOMUM DE DERRAME PLEURAL
Fundamentação teórica/Introdução
Hidrotórax hepático é uma complicação mecânica pouco frequente que ocorre em pacientes com cirrose hepática, em fases de hipertensão portal. Esses pacientes apresentam uma anomalia do volume de líquido extracelular, que em muitos casos resulta em acúmulo mais comumente na cavidade abdominal (ascite) e, em cerca de 5-10% dos paciente, na cavidade pleural (derrame pleural). Define-se hidrotórax hepático como um derrame pleural, geralmente maior que 500 ml em pacientes com hipertensão portal e sem doença primária, cardíaca, pulmonar ou pleural.
Objetivos
O presente trabalho possui como objetivo relatar um caso clínico de uma paciente com hidrotórax, por hepatopatia cirrótica alcoólica, com origem pela congestão da veia cava.
Delineamento e Métodos
Foi realizado a descrição de um relato de caso de forma retrospectiva por meio de pesquisa em prontuário eletrônico, além de uma breve revisão de literatura para embasamento do mesmo.
Resultados
Paciente 36 anos, sexo feminino, acompanhada no ambulatório de hepatologia, ex-etilista há 8 anos, com consumo etílico por 10 anos em uma dose de aproximadamente 25g/dia, diagnosticada com cirrose alcoólica em classificação Child-Pugh B. Foi encaminhada do ambulatório para o pronto atendimento por dores torácicas em aperto, especialmente no hemitórax direito, sem irradiação, de forma persistente nos últimos meses. De imediato, foi realizada uma radiografia (RX) de tórax, para avaliação do parênquima pulmonar, evidenciando-se importante derrame pleural no hemitórax direito. Após o RX, foi realizada toracocentese de alívio com material coletado encaminhado para análise de líquido pleural, que demonstrou critérios para transudato. Com intuito de elucidar o a causa, optou-se por realizar a tomografia de tórax e abdome, que demonstrou sinais de hepatopatia crônica com ascite, esplenomegalia e shunt esplenorrenal o que determinava sobrecarga da veia cava inferior. Diante da ausência de outros achados que viriam causar o importante derrame, tomou-se como principal hipótese diagnóstica o hidrotórax hepático.
Conclusões/Considerações Finais
Desta forma, o caso relata um importante e incomum achado em pacientes com cirrose hepática, sendo o hidrotórax hepático uma queixa de repetição da paciente, o que demonstra a gravidade do curso da doença e pode priorizá-la na fila para o transplante hepático e aumento de sobrevida.
Palavras Chave
Hidrotórax, cirrose alcoólica, congestão, veia cava, etilismo
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Centro Universitário Ingá - Paraná - Brasil
Autores
IAN CALDEIRA RUPPEN, LIVIA BITTENCOURT TAHAN, JAMILE DIOGO DE ARAUJO, LEANDRO HIDEKI OTANI, RENAN KINOSHITA SUGUINO