Dados do Trabalho
Título
LEUCEMIA DE LINFOCITOS GRANDES GRANULARES T/NK SE MANIFESTANDO COM LINFOCITOSE ISOLADA NA AUSENCIA DE CITOPENIAS E DE LINFONODOMEGALIAS: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A leucemia de linfócitos grandes granulares T/NK (LGL-T/NK) é uma doença rara caracterizada pela proliferação de linfócitos T linhagem citotóxica (NK) com grânulos citoplasmáticos em seu interior. Caracteriza-se pela infiltração periférica e medular de células linfocíticas grandes hipergranulares e pode ter sintomas como fadiga, anemia, febre, dor óssea, linfonodomegalia, além de esplenomegalia e outras citopenias, acometendo principalmente mulheres adultas.
Objetivos
Relatar o caso de uma mulher de 43 anos, portadora de leucemia de linfócitos grandes granulares T/NK na ausência de citopenias, linfonodomegalias ou outras manifestações clínicas comuns.
Delineamento e Métodos
A pesquisa será documental, retrospectiva e não intervencional. A consulta do prontuário eletrônico e dos exames realizados pelo paciente será realizada em sistema informacional de um Hospital Universitário de referência dos Campos Gerais.
Resultados
Mulher, 43 anos, com histórico familiar materno de leucemia linfocítica crônica, totalmente assintomática, exceto por herpes oral de repetição no período menstrual. Previamente hígida, sem medicações de uso contínuo, realizou exames de rotina em dezembro de 2021 que revelaram leucocitose leve à custa de linfócitos. Encaminhada ao ambulatório de Hematologia do Hospital Universitário de referência para investigação. Hemograma inicial revelou hemoglobina de 13,8g/dL, leucocitose de 12.200/mm³, sendo 6.344 linfócitos/mm³, além de plaquetometria de 187.000/mm³. Submetida a imunofenotipagem de sangue periférico, que identificou 59% de linfócitos T maduros duplo negativo (CD4 e CD8) e população de linfócitos T gama/delta correspondendo a 87% dos linfócitos, compatível com leucemia de linfócitos grandes granulares T. A imunofenotipagem da medula óssea revelou 9,6% de linfócitos T/NK com TCR gama/delta. Tomografia computadorizada (TC) de abdome revelaram nódulo hipervascular no lobo esquerdo do fígado e pequenas imagens ovaladas hipodensas dispersas pelo parênquima hepático de caráter inespecífico. No rim direito, identificou-se pequeno cisto cortical simples, além de formação cística de origem provavelmente ovariana no anexo esquerdo. Na TC de tórax, não houve alterações significativas detectadas. Durante todo o seguimento manteve-se assintomática.
Conclusões/Considerações Finais
Portanto, ressalta-se a manifestação atípica dessa paciente, sem sintomatologia ou citopenias frequentes na leucemia de linfócitos grandes granulares T/NK.
Palavras Chave
Leucemia Linfocítica Granular Grande de Células T; Hematologia; Leucocitose; Oncologia
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
LUANA MARTINS DE OLIVEIRA, RAFAELA GALLI, GUSTAVO EDUARDO FANTE, MATHEUS VON JELITA SALINA, ERICA SABRINE ÂNGELO LISBOA