Dados do Trabalho
Título
A PROCURA POR ATENDIMENTOS PRIMARIOS: ANALISE DESCRITIVA DA PESQUISA NACIONAL DE SAUDE (PNS) DO ANO DE 2019
Fundamentação teórica/Introdução
APS é a porta de entrada preferencial ao SUS, devendo responder todas as necessidades de saúde da população.
Objetivos
Identificar os motivos de procura por atendimento primários pela população com 18 anos ou mais das grandes regiões do Brasil, referente ao ano de 2019.
Delineamento e Métodos
Estudo descritivo, analisando e comparando os dados da PNS do ano de 2019, a partir da amostra populacional com mais de 18 anos nas grandes regiões do Brasil, seguindo sexo, idade, cor ou raça, estado conjugal e doença crônicas.
Resultados
Diante das análises, as mulheres, pretos ou pardos, adultos entre 20 e 59 anos e aqueles que possuem cônjuge procuram por mais atendimentos. A maior quantidade de portadores de HAS está no Sul e no Nordeste, já os diabéticos e doentes pulmonares crônicos são mais prevalentes no Sudoeste. Já nas regiões Sul e Sudeste, estão as maiores quantidades de portadores de doenças cardíacas, asma e depressão. O principal motivo da busca é para dar continuidade a um tratamento e realização de exames periódicos, mostrando que as políticas públicas não estão atentas à prevenção de doenças.
Conclusões/Considerações Finais
A maior participação da APS é das mulheres. Homens buscam ajuda apenas quando estão com patologias mais graves. A principal doença que afeta a população é a hipertensão arterial. Por fim, a maior procura por atendimento de saúde é para continuação de tratamento, seguido de pacientes que procuram atendimento para realizar exames periódicos.
Palavras Chave
Política Nacional em Saúde; SUS; atenção primária à saúde; saúde pública.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Centro Universitário de Pato Branco - Paraná - Brasil
Autores
MARIAH D'AGOSTINI PELICIOLLI, VITÓRIA PONTES PÁSCHOA