Dados do Trabalho
Título
SINDROME INFLAMATORIA DA RECONSTITUIÇAO IMUNE E HIDROCEFALIA EM NEUROTUBERCULOSE IMUNOCOMPETENTE: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A Síndrome Inflamatória da Reconstituição Imune (SIRI) é caracterizada pelo agravamento paradoxal de um processo inflamatório pré-existente após a recuperação imune, devido à administração da medicação apropriada. A SIRI pode ocorrer em pacientes com Tuberculose, refletindo em deterioração clínica e/ou radiográfica em 8 a 43 por cento dos casos, o que torna fundamental o conhecimento precoce da manifestação clinica e correto manejo pela classe médica.
Objetivos
Destacar a importância do diagnóstico precoce da Síndrome Inflamatória da Reconstituição Imune e do tratamento adequado para melhorar os desfechos clínicos, por meio de um relato de caso.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, onde os autores procuram registrar, analisar e confrontar os fatos ou fenômenos (variáveis), associada a posterior revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais.
Resultados
J.O.S, masculino, 24 anos, pardo, autônomo, solteiro, natural e procedente de Osasco - SP. Apresentava sintomas respiratórios persistentes, emagrecimento, astenia e hemoptise. Iniciou tratamento para Tuberculose, porém, apresentou dificuldade de adesão ao tratamento. Retornou ao hospital com piora clínica, incluindo cefaleia refratária, rigidez de nuca, diplopia e tontura progressiva. Realizou uma tomografia computadorizada do crânio que evidenciou área hipodensa intraparenquimatosa sem efeito de massa. Durante o tratamento, houve piora neurológica, aumento de lesões neurológicas com efeito expansivo, compressão do IV ventrículo e desenvolvimento de hidrocefalia obstrutiva aguda. Foi diagnosticado com Síndrome Inflamatória da Reconstituição Imune e necessidade de derivação ventricular externa. A evolução clínica foi desfavorável, culminando com um quadro de morte encefálica.
Conclusões/Considerações Finais
Este relato de caso destaca a ocorrência de síndrome inflamatória da reconstituição imune e hidrocefalia em um paciente imunocompetente com neurotuberculose. A identificação precoce e o manejo adequado dessas complicações são essenciais para um melhor prognóstico. Esse relato reforça a importância do acompanhamento regular e adesão ao tratamento adequado da tuberculose para prevenir complicações graves. No caso relatado, o diagnóstico tardio e a progressão neurológica foram determinantes para a evolução negativa do paciente.
Palavras Chave
Síndrome inflamatória da reconstituição imune, hidrocefalia, neurotuberculose, imunocompetente.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
RODRIGO LEAL DE JESUS ALVES, VITORIA MORAIS MINOSSI ZAINA, NAYARA DUARTE DE OLIVEIRA, PAULO SERGIO SANI, THAISA BRIANTI MARTINS FERREIRA