15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Crescimento da Medicina Interna ao Longo de Cinco Anos em um Hospital Público do Sul do Brasil

Fundamentação/Introdução

A expansão da Medicina Medicina Interna (MI) com competências hospitalares (Hospital Movement) e seus benefícios são bem descritos na América do Norte e em diversos países da Europa. Com características e determinantes diferentes, este é um fenômeno também presente na América Latina.

Objetivos

Avaliar a expansão da MI no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e o seu impacto na dinâmica do hospital.

Delineamento e Métodos

Delineamento: Estudo descritivo retrospectivo.
Cenário: Hospital público, brasileiro, de ensino, com 850 leitos.
Pacientes: Pacientes internados em todas as áreas hospitalares no período de estudo.
Medidas: número de internações-ano, acompanhamentos por consultoria em pacientes-dia-ano, taxa de mortalidade, tempo de internação e taxa de reinternação.

Resultados

De 2013 a 2017, ocorreram 129.440 internações no HNSC. Os números de internações na MI no período foram 2.711, 2.602, 3.030, 3.856 e 4.410, respectivamente. O número de pacientes que permaneceram no setor de Emergência durante toda a internação, recebendo alta sem passar por leito de enfermaria, diminui na mesma proporção ao aumento da Medicina Interna. No período, a mediana do tempo de internação da MI reduziu de 16 para 11 dias e a taxa de mortalidade do serviço foi de 16,9% para 10,8%. O número de pacientes-dia acompanhados por consultoria em 2013 foi 3.105: 604 pré-operatórios e 2.194 comanejos, enquanto que em 2.017 estes números foram de 9.559, 2.018 e 6.896, respectivamente.

Conclusões/Considerações finais

: A expansão assistencial da MI no maior hospital público do Sul do Brasil, juntamente com a diminuição no tempo de internação e mortalidade do serviço, foram associados à melhora da dinâmica hospitalar. Esse crescimento foi observado tanto no número de internações anuais quanto no no número de pacientes acompanhados pela Medicina Interna em outros serviços através de consultorias.

Palavras-chave

Medicina Interna, Medicina Hospitalar, Saúde Pública, Qualidade Assistencial, América Latina

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Nossa Senhora da Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Paulo Ricardo Mottin Rosa, Eduardo de Oliveira Fernandes, Fabiana Jaeger, Isabel San Martin Garcia, Maira Zoldan