15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hipercalcemia secundária à Hanseníase: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

Hanseníase é uma doença infecciosa, granulomatosa, causada pelo Mycobacterium leprae, que acomete a pele, nervos periféricos e ocasionalmente outros órgãos e sistemas. Nos indivíduos que desenvolvem a doença, as manifestações clínicas são diversas e dependem da resposta imunológica de cada hospedeiro.

Objetivos

Relatar caso de hipercalcemia grave evidenciada em paciente internado para investigar quadro de lesões cutâneas com diagnóstico intra-hospitalar de hanseníase.

Caso

R.S.P., 45 anos, sexo masculino, casado, zelador, sabidamente hipertenso e diabético, internado em hospital terciário para investigação de quadro de manchas hipercrômicas em todo o corpo, mais evidentes em abdômen, dorso e membros inferiores, surgidas há aproximadamente 4 meses, associadas a febre e perda de peso. Chegou a ser tratado em outro serviço com antibiótico não relatado, sem melhora. Ao exame físico, após admissão hospitalar, chamavam atenção, também, lesões cutâneas -as quais se tornaram infiltrativas durante o internamento- e hepatoesplenomegalia. Nos exames laboratoriais, chamava atenção uma pancitopenia acompanhada de hipercalcemia grave, com cálcio corrigido que chegou a 14,4 (valor de referência: 8,4-10,2), com boa resposta após uso de pamidronato de sódio.
Durante investigação etiológica, foram pesquisadas causas neoplásicas, sem achados que as comprovassem, bem como causas infecciosas, sendo o paciente submetido a baciloscopia das lesões cutâneas. Posteriormente, houve confirmação da presença de bacilos hansênicos em todas as amostras. Diante dos achados da baciloscopia, juntamente com os dados do exame físico, história clínica e laboratório, o paciente foi diagnosticado com Hanseníase, possivelmente associada a reação hansênica.
Após o diagnóstico, optou-se por início de prednisona 1mg/Kg. O paciente apresentou melhora clínica, recebendo alta para acompanhamento e tratamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Este trabalho demonstra a importância da suspeição de doenças infecciosas, muitas vezes negligenciadas, a exemplo da hanseníase, bem como suas apresentações atípicas. A hipercalcemia é um achado raro neste tipo de doença granulomatosa e, sem dúvidas, merece mais estudos a seu respeito. O relato descrito contribui fornecendo fortes evidências da hipercalcemia secundária à hanseníase.

Palavras-chave

Hanseníase; Hipercalcemia.

Área

Clínica Médica

Autores

Cynthia Martins Sampaio Lacerda, Yally Priscila Pessoa Nascimento, Thaís Araújo Nóbrega, Joyce Santana Nascimento, Fernão Henrique Costa Alvim, Priscila Rodrigues de Paula