15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Déficit neurológico focal súbito como manifestação inicial da Dissecção Aórtica Aguda

Introdução/Fundamentos

A dissecção aórtica aguda é um grande desafio diagnóstico para o clinico, pois, apresenta-se com variados sinais e sintomas, por vezes sem dor relatada pelo paciente.

Objetivos

Descrever um caso de dissecção aórtica aguda com manifestação clinica inicial atípica.

Caso

Paciente masculino, 44 anos, hipertenso, com hemiparesia súbita à direita na admissão, sem alterações na tomografia de crânio na fase aguda, apresentando melhora do déficit espontaneamente. Evoluiu, em menos de 24 horas com dor precordial, novo déficit focal (parestesia de membro inferior direito) seguida de síncope com imediata parada cardiorrespiratória e óbito. Encaminhado para necropsia a qual evidenciou como causa mortis Aneurisma dissecante da croça da aorta com consequente derrame pericárdico e tamponamento cardíaco.

Conclusões/Considerações finais

A dissecção aórtica aguda configura-se como uma emergência clinico-cirúrgica que se manifesta de forma variada, inclusive com ausência de dor torácica nos pronto atendimentos, sendo, por isso, um desafio diagnóstico para o clinico. Diante deste contexto e do caso relatado, podemos inferir que o déficit neurológico transitório deve suscitar a hipótese desta patologia, para que o diagnóstico seja realizado de maneira precoce, visando uma redução da mortalidade destes casos.

Palavras-chave

Dissecção de aorta
Déficit neurológico
Diagnóstico diferencial

Área

Clínica Médica

Autores

Sylvia de Sousa Genaro, Bruno Shideo Sasano, Paulo Ricardo Gomes dos Santos, Bruna Fernanda Gomes de Morais, Charlene Troiani do Nascimento, Michel Ulloffo do Nascimento