15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA NÃO ADESÃO AO TRATAMENTO DA ESTENOSE DO CANAL CERVICAL NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA (AVDs) DE UM IDOSO

Introdução/Fundamentos

Introdução: A estenose do canal cervical é uma patologia que caracteriza-se como um estreitamento do canal medular cervical, que pode levar a um quadro clínico variado, geralmente decorrente de mielopatia e radiculopatia. O tratamento dá-se por meio de medidas conservadoras e vale salientar que a fisioterapia entra como uma opção importante para alívio das dores e correção postural.

Objetivos

Objetivos: Relatar o impacto da não adesão ao tratamento da estenose do canal cervical nas AVDs de um idoso.

Caso

Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 75 anos, viúvo, negro, aposentado, ex-tabagista e ex-etilista. Diagnosticado com estenose cervical e hipertensão arterial. Na 1ª visita domiciliar (VD) realizada para avaliação geral e levantamento dos problemas, o paciente relatou um quadro de dor em queimação em membros superiores e inferiores, tremor em membro superior direito, miastenia e dificuldade para deambular, além disso relatou relação conflituosa com membros familiares; também foi constatado que paciente não comparece às consultas agendadas com neurologista. Após o levantamento adversidades, foi elaborado o plano de ação compartilhado com a equipe multidisciplinar da unidade básica de saúde da família (UBSF), abordando sobre as principais moléstias encontradas, a fim de estabelecer propostas para melhoria ou resolução do caso. A 2ª VD teve como principal objetivo, a implementação das propostas do plano de ação compartilhado em que o paciente relatou as mesmas queixas apresentadas na 1ª visita, sem a piora de sintomas. Nessa ocasião, foi realizado o mini exame do estado mental (MEEM) e aplicada a Escala de Depressão Geriátrica. Ao exame físico, apresentou incapacidade em realizar manobras de motricidade com membro superior direito e sinais vitais estáveis. Apresentando grande dificuldade motora para execução das AVDs. Na 3ª VD realizada para avaliar a evolução do PTS, o paciente relatou não comparecer às consultas e não seguir as orientações devido à falta de esclarecimento destas, embora já tivessem sido explicadas e orientadas anteriormente.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Concluímos por meio do relato obtido, que apesar das inúmeras tentativas por parte da equipe de saúde, podemos afirmar que a não adesão à esse tratamento prejudica ainda mais as atividades de vida diária, tornando-o dependente de outras pessoas devido à piora do quadro clínico, visto que a recusa em aderir ao tratamento ocasiona diversas consequências negativas ao idoso.

Palavras-chave

Estenose do canal cervical; visita domiciliar; idoso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Faceres - São Paulo - Brasil

Autores

Mylena Narumi Takahashi, Jéssica Terribele, Isabella Oliveira Brito Noleto, Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice