15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA RENAL CRÔNICA COM RINS DE TAMANHO NORMAL: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E RELATO DE CASO.

Introdução/Fundamentos

A doença renal crônica estágio 5 dialítico com rins de tamanho normal ou aumentados é uma condição ocorre no diabetes mellitus. Outras causas de doença renal crônica em estágio avançado com rins de tamanho normal são bem menos frequentes: rins policísticos, nefropatia falciforme, esclerodermia renal, nefropatia obstrutiva crônica, nefropatia pelo HIV e amiloidose renal.

Objetivos

Relatar caso de suspeita de amiloidose renal, chamando atenção do meio científico para a possibilidade de tal diagnóstico frente a um quadro de doença renal crônica em rins de tamanho normal

Caso

Paciente masculino, 43 anos, hipertenso, etilista, síndrome consuptiva – histórico de perda de 50kg em 1 ano. Encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento após hematêmese e convulsão tônico clônica. À admissão, apresentava taxa de filtração glomerular de 3 ml/min. Quadro clínico e laboratorial compatível com doença renal crônica. Exames de imagem demonstraram rins de tamanho normal. FAN negativo. Apresentava distrofia ungueal, pele com aspecto esclerótico e infiltrado em algumas áreas com perda de diferenciação da barreira cutaneomucosa em pálpebras e lábios. Biópsia cutânea confirmou o diagnóstico de amiloidose. Paciente evolui bem após início do esquema de diálise.

Conclusões/Considerações finais

Apresentamos aqui o caso de um paciente diagnosticado com doença renal crônica avançada com rins de tamanho normal, sem tratamento prévio, com um quadro sistêmico que levanta a hipótese de amiloidose sistêmica, com acometimento cutâneo e renal.
A amiloidose consiste em um grupo de doenças nas quais ocorre deposição da proteína amiloide em diversos tecidos, sendo que a etiologia e a composição bioquímica da fibra amiloide determinarão o prognóstico e tratamento da doença.
Trata-se de uma doença rara e de difícil diagnóstico devido às diferentes formas de apresentação, mas que deve entrar no repertório de diagnósticos diferenciais diante de quadros como o descrito acima.

Palavras-chave

amilodose, doença renal crônica.

Área

Clínica Médica

Autores

Marina Pazini Bomediano, Victoria Elizabeth Moura , Rodrigo Cardoso Pereira , Aline Vaz Borges , Silvia Carreira Ribeiro