15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Abertura de um quadro de livedo racemoso: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O livedo reticular (LRe) é um achado dermatológico extremamente comum e usualmente resulta de uma resposta vasoespástica fisiológica ao frio ou a doenças sistêmicas. Apresenta um padrão de descoloração cianótica, ou eritemato-cianótica, que assume um aspecto rendilhado. É denominado LRe quando a trama reticulada ocorre de forma completa com interligação nítida, que delimita internamente áreas da pele com aspecto normal, ou mesmo pálidas. Quando a trama reticulada não é constituída por linhas que confluem e fecham é denominado de livedo racemoso (LRa). Esse último pode ser causado por distúrbios intravasculares, da parede do vaso ou por obstrução dos mesmos. Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatóide e Poliartrite Nodosa são algumas das doenças que podem manifestar-se com LRa.

Objetivos

Descrever um caso que demonstra a forma de aparecimento do LRa.

Caso

AJQM, 23 anos, serralheiro, foi a emergência queixando-se de hiperemia em membros inferiores (MMII). Paciente com história de placas em MMII eritematosas de início súbito no dia anterior. Inicialmente as placas eram claras, distribuídas por todo corpo e pruriginosas. Após uso de hidrocortisona e prometazina as lesões desapareceram por meio período. A noite, iniciou com placas eritematosas em pés, que logo clarearam, coincidindo com a disseminação das mesmas pelos MMII associada a dor em queimação. Nega febre, náuseas e vômitos e refere um episódio de diarréia líquida sem produtos patológicos. Nega outras comorbidades, alergias uso de medicações e tabagismo. É etilista social. Ao exame físico apresentava-se em bom estado geral, lúcido, orientado, contactuante, acianótico, anictérico e afebril. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Abdome inocente. MMII com placas eritemato/purpúricas de bordos bem delimitado com áreas de pele clara e edema maleolar +/4+. O laboratório evidenciou leucocitose, eosinofilia. Realizou-se biópsia da lesão e iniciou-se ceftriaxona, prednisona, hidroxizine e colchicina, obtendo melhora importante das lesões.

Conclusões/Considerações finais

Com base no caso clínico exposto foi possível descrever como ocorre a apresentação inicial de um quadro de LRa, entendo melhor a forma como as lesões se manifestam ao longo da abertura do mesmo.

Palavras-chave

livedo; lesões, racemoso; reticular

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

Ana Carolina Carro, Ana Luisa Pedrazza, Maria Eduarda Agapito Valgas, Yasmin Jaime Prazeres, Pedro Henrique de Paiva Bertoli, Marcus De Luca Maciel