15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Calcificação em miocárdio: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Calcificação em miocárdio ocorre neste músculo previamente lesado com normocalcemia ou saudável com hipercalcemia. Acredita-se que o mecanismo de calcificação seja de natureza distrófica ou metastática. Nas distróficas a deposição de cálcio ocorre em área necrótica, já nas metastáticas (mais comuns), referem-se à deposição de cálcio em tecido não infartado. Este é resultante do metabolismo deficiente cálcio-fósforo, mais frequentemente descrito em pacientes com insuficiência renal crônica e hiperparatireoidismo,como também em condições de malignidade. Na literatura, extensas calcificações cardíacas são relatadas com várias condições relacionadas à sepse, choque séptico, uso de vasopressores e até ressuscitação.

Objetivos

Descrever um relato de caso ocorrido em um hospital de Salvador - BA e relacionar este achado em exame de imagem com condições clínicas recorrentes na prática clínica.

Caso

Paciente, feminino, dona de casa, 46 anos. Admitida com quadro de insuficiência renal aguda (IRA), com necessidade de terapia renal substitutiva com hemodiálise associado a colestase, sem evidência de quadro obstrutivo de via biliar. Após evoluir com pico febril, foi realizado tomografia computadorizada (TC) de tórax para investigação do quadro infeccioso, sendo feito diagnóstico incidental de calcificação em topografia de miocárdio. Complementando a investigação, realizou angiotomografia de tórax (Angio-TC), apresentando calcificação maciça e extensa do miocárdio em ventrículo esquerdo, acometendo as paredes inferior e lateral em toda sua extensão, a porção anterior na porção médio-apical e a parede septal na porção apical, sem acometimento de pericárdio e escore de cálcio zero. O ecocardiograma transtorácico apresentava disfunção sistólica leve do ventrículo esquerdo (fração de ejeção 42%); aos exames laboratoriais: Ca ionizo 1,1 mmol/L (VR 1,12-1,32), PTH normal LDH 583 U/L (VR<618), troponina compatível com injúria miocárdica. A paciente evoluiu com quadro de choque misto refratário (séptico e cardiogênico), e posteriormente para óbito.

Conclusões/Considerações finais

A calcificação em miocárdio costuma ser um diagnóstico incidental na tomografia de tórax, sendo necessário a realização de outros exames complementares para avaliação da repercussão da função cardíaca. No momento não há terapias definitivas disponíveis que não o transplante cardíaco.

Palavras-chave

Calcificação, miocárdio

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Ana Nery - Bahia - Brasil

Autores

Dulcilália Medeiros De Sousa Ferreira, Larissa Fé Matos Galvão , Maira Silva Abreu , Itala Gomes Santos , Cipriano Reis Gama , Pedro Alexandre Nascimento Carvalho