15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Câncer de Próstata: O diagnóstico que pode salvar vidas.

Introdução/Fundamentos

O câncer de próstata (CaP) pode ser definido como consequência da transformação das células dos ácinos que passam a se proliferar de forma anormal, sendo, no Brasil, o segundo mais comum entre os homens. Os pacientes em sua fase inicial não desenvolvem qualquer sinal ou sintoma relacionado à neoplasia, os sintomas se apresentarão no estágio mais avançado da doença, por isso, o correto é o rastreio, a fim de que o diagnóstico seja feito antes de se tornar sintomático.

Objetivos

Sensibilizar a comunidade médica sobre a importância da correta suspeição, investigação e diagnóstico precoce do CaP como fatores que reduzam a morbimortalidade da doença.

Caso

Paciente A.S.B, 59 anos, sexo masculino. Apresentou como queixa principal “avaliação da próstata”. Realizou exames de Psa e toque retal até os 55 anos sendo os mesmos normais. No último exame realizado aos 56 anos apresentou uma elevação do Psa total (PsaT) (3,57) e Psa livre (PsaL) (0,45). Ao exame de toque retal apresentou próstata normal. U.S. próstata 30g, resíduo ausente, bexiga normal. Foi submetido a biópsia da próstata que evidenciou pequenos acinos atípicos a direita. Em seguida, submetido a estudo imunohistoquímico que apontou ausência de malignidade. Ficou sem realizar exame de próstata por 02 anos. Aos 58 anos ao realizar novos exames laboratoriais apresentou um PsaT 5,2 e PsaL 0,38. Exame de toque retal apresentou próstata normal. U.S. próstata 34g, resíduo ausente, bexiga normal. Foi submetido a RNM que evidenciou área suspeita de malignidade na zona central a direita de 9,0 mm. Foi submetido a biópsia da próstata guiada por USTR que evidenciou Adenocarcinoma da próstata Gleason 7 (4+3) em fragmentos retirados na área evidenciada pela RNM. Na história familiar, relata que o pai faleceu de câncer de próstata diagnosticado aos 72 anos. Paciente foi submetido a Prostatectomia Radical Robótica. O anatomopatológico evidenciou Adenocarcinoma da próstata Gleason 7 (4+3), margens livres, coto uretral livre, colo vesical livre, vesículas seminais sem anormalidades. Ao exame de Psa 40 dias após o procedimento cirúrgico apresentou PsaT 0,001.

Conclusões/Considerações finais

Diante do exposto, evidencia-se que o diagnóstico precoce do câncer de próstata propicia um impacto considerável na redução de sua morbidade e mortalidade. Logo, é de suma importância que a equipe médica esteja atenta para realizar o correto diagnóstico e tratamento.

Palavras-chave

Câncer de Próstata; Rastreio; Diagnóstico Precoce

Área

Clínica Médica

Autores

Rubem Rosa Neto, Nicole Mancen Freire, Aliciane Rosa Soares Rodrigues, Nikyallan Soares Rodrigues, Paulo César Bastos Freire, Anderson Ferreira Bastos