15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Dilema diagnóstico: artrite psoriásica reumatoide-símile ou artrite reumatoide com psoríase comórbida?

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/ Introdução: A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica do tecido conjuntivo de origem autoimune, que acomete prioritariamente estruturas articulares, periarticulares e tendinosas, manifestando-se por sinais cardinais da inflamação e acometimento de membrana sinovial. Um dos seus diagnósticos diferenciais trata-se da artrite psoriásica (AP), cujo quadro não comumente reproduz o de AR, podendo fazê-lo em casos excepcionais.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso atípico que constitui um dilema entre e reumatologia e a dermatologia.

Caso

Caso: paciente do sexo feminino, 48 anos, auxiliar de serviços gerais, obesa grau II, com histórico de hipotireoidismo. Foi diagnosticada com AR em 2018, apresentando um quadro de artralgia inflamatória em múltiplas articulações – metacarpofalangeanas, interfalangeanas proximais, cotovelos e joelhos – há cerca de 3 anos, de caráter simétrico e aditivo, associada à febre, inicialmente sem piora à movimentação ou rigidez matinal. Foi confirmado o diagnóstico laboratorialmente com fator reumatoide (FR) positivo e anti-CCP. Foi iniciado tratamento com metotrexato (MTX), ácido fólico, prednisona, dexametasona e solicitada densitometria óssea (DMO). Dois meses após o diagnóstico de AR, o resultado de DMO atestou osteoporose em segmentos L1-L4 e foi notada a presença de placas cutâneas eritematosas, com prurido, havendo referenciamento para dermatologia. Na ocasião, a avaliação evidenciou lesões furfuráceas e pruriginosas, com bordas bem definidas, em região de cotovelos, periumbilical e fenda interglútea, e sinal do orvalho sangrante, sendo feito o diagnóstico de psoríase. Ademais, há a presença de dactilite. Oito meses após início do acompanhamento a paciente evolui com rigidez matinal, dedos em pescoço de cisne e acentuada limitação de movimentos em mãos, joelhos e tornozelos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/ considerações finais: A AP é uma artropatia relatada na literatura usualmente como um quadro precedido em anos pelas lesões cutâneas psoriásica. Diante disso, a paciente apresenta uma sintomatologia típica da AR – confirmada com o FR, e, se analisado isoladamente, também apresenta um quadro próprio de psoríase. Aliados, geram, por conseguinte, um panorama de imprecisão diagnóstica: por um lado, a paciente apresentava a AR e psoríase comórbidas, por outro, seria um quadro de AP reumatoide-símile, atípico. De toda forma, trata-se de um caso que merece assistência cuidadosa e acompanhamento conjunto pela reumatologia e dermatologia.

Palavras-chave

Artrite reumatoide, psoríase, artrite psoriásica.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

BRENO VINÍCIUS DIAS SOUZA, PEDRO AUGUSTO DIAS TIMOTEO, LAUANDA ÊNIA MEDEIROS ROCHA, EMILIE QUEIROGA QUEIROGA, ANA OLÍVIA DANTAS, LAURA ALÍCIA MORAIS LIMA OLIVEIRA