15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença de Whipple: diagnóstico raro de diarreia e perda de peso

Introdução/Fundamentos

Doença de Whipple (DW) é uma infecção granulomatosa rara. Sua incidência é de 1 por 1.000.000. É causada pela bactéria Tropheryma whipplei sendo transmitida pelo contato com fezes e saliva contaminados. É uma doença de sintomas de má absorção gastrointestinal e perda de peso

Objetivos

Contribuir clinicamente para o conhecimento médico, a partir de um relato de caso, acerca da DW, uma causa rara de diarreia crônica e emagrecimento.

Caso

Homem, 53 anos, com queixa de diarreia liquida e perda de peso (cerca de 17kg) em 8 meses. Ao exame físico, abdome normotenso e sem massas palpáveis. Os exames laboratoriais e a ultrassonografia abdominal compatíveis com a normalidade. A endoscopia digestiva alta evidenciou pangastrite endoscópica erosiva leve, e aparente atrofia de corpo gástrico. A avaliação histológica das biópsias duodenais evidenciou macrófagos espumosos positivos para PAS, consistentes com a DW. Sulfametoxazol-trimetoprim foi iniciado e remissão completa dos sintomas ocorreu imediatamente.

Conclusões/Considerações finais


O diagnóstico da doença de Whipple pode ser feito a partir de biópsias gástricas ou em intestino delgado na maioria dos casos. A detecção histológica de macrófagos contendo no seu interior estruturas baciliformes, PAS positivas e resistentes à diástese. A reação em cadeia da polimerase tem grandes especificidade e sensibilidade, indicado quando o histopatológico é inconclusivo.
Não existe um consenso sobre a terapêutica. No entanto, as recomenda-se tratamento inicial com antibiótico por 2 semanas seguido de terapia de manutenção de longo prazo, necessária para erradicar a doença e prevenir recaídas. A maioria dos pacientes apresenta uma resposta clínica rápida e boa à terapia. A remissão completa dos sintomas é geralmente alcançada dentro de alguns dias ou semanas após o início do tratamento. Alterações histopatológicas podem permanecer por anos.
A DW é uma causa rara de diarreia prolongada e emagrecimento. É uma condição importante que deve ser aventada no diagnóstico diferencial de doenças que cursam com diarreia intratável e emagrecimento.
O diagnóstico de DW no paciente acima foi baseado no quadro clínico de diarreia crônica e emagrecimento; exclusão por exames complementares endoscópicos, laboratoriais e de imagem de outras patologias promotoras de diarreia crônica; e a positividade na avaliação histológica, associados a resposta terapêutica com a utilização da associação Sulfametoxazol-trimetoprim.

Palavras-chave

Doença de Whipple, infecção granulomatosa, perda de peso, diarreia

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

Guilherme José de Paula, Fernanda Subtil de Moraes Machado, Alice Bollmann da Costa Moreira, Caroline Gadotti João, Dayana Caroline Borges, Carlos Renato Francalacci