15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diagnostico Clínico e Radiológico da Amnésia Global Transitória: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A amnésia global transitória (AGT) é definida como um quadro súbito de amnésia global não acompanhada de outros déficits neurológicos, com duração de duas a 24 horas e cuja recuperação ocorre espontaneamente. A incidência de AGT entre a população geral é de 5,2 a 10 por 100 mil pessoas por ano, ocorrendo mais comumente em maiores de 50 anos. Os pacientes usualmente descrevem atividades que precedem o início dos sintomas, como exercícios físicos extenuantes, imersão súbita em água, estresse ou manobra de Valsava. O diagnóstico é clínico, mas exames complementares, principalmente de neuroimagem, são úteis para dar suporte ao diagnóstico. A RNM é o exame de escolha e, nesse exame, o deslocamento de moléculas de água no espaço intersticial pode ser avaliado pela sequência de difusão DWI e constitui-se no melhor critério para a investigação das alterações que ocorrem no hipocampo de pacientes com AGT.

Objetivos

Relatar um caso de amnésia global transitória em um paciente da região norte do estado do Ceará, devido a importância do conhecimento do seu curso.

Caso

Paciente do sexo feminino, 65 anos, aposentada, com quadro de amnésia anterógrada transitória, com duração aproximada de 7 horas, sem alteração donível de consciência ou prejuízo das funções cognitivas. O episódio foi presenciado por familiares, que relataram o ocorrido para a paciente. Antes do início da amnésia, a paciente lembra que fez um esforço físico intenso em um exercício de musculação na academia. Quadro teve resolução espontânea após a paciente dormir algumas horas, não havendo déficits focais ou sinais de crise epiléptica. A paciente nega traumas ou ingestão de drogas. Ao exame físico, realizado 48 horas após o episódio, não foi evidenciado alterações. Com base na história, foi levantada a hipótese de amnésia global transitória e foi solicitado uma ressonância magnética, que evidenciou diminuto foco de restrição à difusão na formação hipocampal esquerda, sem outras alterações de sinal ou realce ao meio de contraste. Com isso, considerou-se o diagnóstico de amnésia global transitória.

Conclusões/Considerações finais

A AGT acomete predominantemente idosos e, por ser uma doença da memória, muitos pacientes a relacionam à síndrome demencial. Apesar da fisiopatologia não ser totalmente elucidada, sabe-se que o prognóstico é benigno, sem correlação com risco de ataque isquêmico transitório (AIT) ou deterioração progressiva da memória e outras funções cognitivas, não necessitando de tratamento específico.

Palavras-chave

Amnésia global transitória, restrição a difusão

Área

Clínica Médica

Autores

Pedro Henrique Marciel Castro, Joaquim Francisco Cavalcante Neto, Ricardo Igor Dos Santos Sousa , Luzia Layla Rodrigues Carneiro, Espártaco Morais Ribeiro Lima