15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A experiência estética musical de pacientes com diagnósticos de doenças potencialmente fatais

Fundamentação/Introdução

Diagnósticos de doenças potencialmente fatais são obstáculos que demandam uma quantidade vasta de abordagens para melhor tratar o paciente, e a intervenção musical pode ser uma ferramenta útil nesse processo.

Objetivos

O trabalho tem a intenção de mesclar o conhecimento neuropsíquico por trás da experiência musical que tem aplicações relevantes aos pacientes com diagnósticos de doenças potencialmente fatais.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em artigos das principais bases de dados científicos (PubMed e Google Acadêmico), priorizando estudos publicados nos últimos 20 anos.

Resultados

Pacientes que recebem a notícia dos seus diagnósticos vivem a experiência musical de formas variadas, seja com a intenção de manter suas identidade, suportar o tratamento, perseverar na sobrevivência e outras questões que surgem com a informação, além disso, a maneira como interagem com a música é muito divesa, encontrando novas interpretações para composições já conhecidas ou mesmo abandonando suas histórias musicais a convergendo a gêneros completamente diferentes.

Conclusões/Considerações finais

Reconhecer os padrões e colocar em prática as intervenções que cabem a cada paciente pode ser uma ferramenta efetiva para as aflições que os pacientes relatam

Palavras-chave

Música; Cuidados Paliativos; Estética

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Thassia Nathalia Petrillo, João Amaro Petrillo Mariano