15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ESTENOSE TRAQUEAL E ENDOBRÔNQUICA SECUNDÁRIAS À GRANULOMATOSE COM POLIANGIITE

Introdução/Fundamentos

A granulomatose com poliangiite (GPA) é uma doença autoimune rara (5 a 10 casos/milhão de habitantes ao ano) que acomete pequenos e médios vasos no trato respiratório superior, inferior e rins. As estenoses estão entre as manifestações da doença e acometem região subglótica e menos comumente região traqueal e endobrônquica, com possível necessidade de intervenções emergenciais.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com quadro sintomático de vias aéreas superiores, de longa investigação e com posterior diagnóstico de GPA diante da intensificação do quadro.

Caso

K.A.O, feminina, 27 anos, com quadro de disfonia e dispneia aos grandes esforços há 2 anos. Iniciou investigação com otorrinolaringologista, sendo realizada laringoscopia, a qual evidenciou estenose subglótica. Paciente manteve investigação e acompanhamento, porém sem diagnóstico definido, abandonando o seguimento durante gestação. No período pós-parto evoluiu com piora dos sintomas, sendo então encaminhada para a reumatologia devido a suspeita de doença imunomediada. Durante a avaliação reumatológica foi evidenciada a presença de nariz em sela e a tomografia (TC) de seios da face demonstrava irregularidade no septo nasal com focos de descontinuidade óssea, bem como otomastoidite à direita. Além disso, a TC de tórax evidenciava espessamento parietal em traqueia proximal e estenose do brônquio principal esquerdo, com redução significativa da sua luz. Os exames laboratoriais eram normais, com provas inflamatórias baixas, ANCA-c negativo e exame de urina normal. Os dados corroboraram com o diagnóstico de granulomatose com poliangiite; foi instituído tratamento imunossupressor para manejo da condição e realizado encaminhamento à cirurgia torácica a fim de avaliar intervenção cirúrgica para correção das estenoses.

Conclusões/Considerações finais

A granulomatose com poliangiite pode ter complicações desvastadoras, principalmente quando relacionadas à estenose traqueal e endobrônquica. Desta forma, a sua ocorrência deve sempre ser suspeitada na presença de sintomas relacionados ao acometimento de vias aéreas, uma vez que o diagnóstico adequado e precoce é crucial para a implementação da terapia e redução da morbimortalidade da doença.

Palavras-chave

Granulomatose com Poliangiite, estenose traqueal, vasculite

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Alana Carla Biazus, Giovanna Folle Moschetta , Natália Senem Teles Souza, Marina Gorgato Carvalho, Anna Carolina Ribeiro Oliveira, Dora Carolina Diedrich Saldanha