15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A autonomia do paciente na busca pela sua segurança nos serviços de saúde

Fundamentação/Introdução

Segurança do Paciente é um tema de estudo e pesquisa onde busca-se aprimorar a atenção à saúde. Com, o programa Paciente pela Segurança do Paciente, criado pela OMS, estimula a melhora na segurança tendo os pacientes como protagonistas do cuidado à saúde, parceiros nos esforços para prevenir erros evitáveis em saúde. Assim, torna-se também responsabilidade do paciente certificar-se sobre as ações em saúde às quais está sendo submetido. É parte do empoderamento do paciente certificar-se a respeito do que sabe ou o que deve saber sobre as ações de saúde às quais será submetido. Contudo, a maior parte dos pacientes desconhece seus direitos e os que conhecem, muitas vezes, não são compreendidos pelos profissionais da saúde. O paciente é uma peça fundamental quando se trata de segurança. Envolvê-lo nesse processo é uma tarefa que precisa ser bem elaborada para que ocorra de forma correta e eficiente. Essa discussão norteia a pergunta de pesquisa: como o paciente pode buscar a sua própria segurança com autonomia nos serviços de saúde?

Objetivos

Conhecer a produção científica em torno da autonomia do paciente quanto a sua própria segurança nos serviços de saúde.

Delineamento e Métodos

Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Atenderam aos requisitos desta pesquisa seis artigos entre 2015 e 2018, sendo que estavam disponíveis apenas artigos em inglês.

Resultados

Esses artigos tratam da participação ativa do paciente no processo de cuidado com a sua própria segurança. De forma geral, eles enaltecem a importância dessa participação para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, como um componente facilitador do cuidado.

Conclusões/Considerações finais

O envolvimento do paciente no cuidado à saúde é uma ferramenta importante para se alcançar as Metas de Segurança do Paciente e aprimorar a qualidade dos serviços de saúde. A literatura destaca a necessidade de criar um vínculo entre a instituição, profissionais e o paciente para a implementação de ações que garantem uma melhor qualidade do cuidado. É certo que ainda são encontradas dificuldades e muito ainda pode ser feito. Contudo, com um paciente participante e entendedor das medidas de segurança, pelas quais ele mesmo é responsável, haverá progressos em relação a qualidade de saúde do próprio paciente e para o serviço de saúde em que se encontra. Visto a importância deste tema e os benefícios que pode trazer, é necessário que novas pesquisas sejam feitas e mais formas de preparar a equipe de saúde e o paciente para a autonomia deste sejam desenvolvidas.

Palavras-chave

participação do paciente; segurança do paciente

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil

Autores

Tiago Calvis Siebert, Eloísa Gabriela Linke, Camila Cescatto Gonçalves