15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

FEBRE MACULOSA NO BRASIL: EPIDEMIOLOGIA, QUADRO CLÍNICO E TRATAMENTO

Fundamentação/Introdução

A febre maculosa é uma doença febril aguda infecciosa, cujo agente etiológico mais frequentemente descrito é a bactéria Rickettsia Rickettsii, transmitida ao homem pela picada de carrapatos infectados. Caracterizada por febre, apresenta quadro clínico variável, de início insidioso e, quando não tratada adequadamente, exibe alta taxa de letalidade.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as formas de apresentação da Febre Maculosa Brasileira, correlacionando dados clínicos e epidemiológicos, de modo a facilitar a caracterização da doença e, possivelmente, o seu tratamento.

Delineamento e Métodos

Revisão bibliográfica no período de 2011 a 2018, onde foram utilizados sites de busca, como BIREME, PUBMED e SCIELO, através das palavras-chave: Febre Maculosa Brasileira, Rocky Mountain Spotted Fever, Febre do Carrapato, Rickettsia rickettsii. Foram critérios de inclusão, artigos na íntegra, independentemente do idioma.

Resultados

Como resultado da pesquisa foi possível observar que, no sudeste do Brasil, a doença é endêmica, tendo como principais vetores os carrapatos do gênero Amblyomma. Por ocasionar acometimento multissistêmico, a febre maculosa pode apresentar diferentes cursos clínicos, desde quadros clássicos de doenças infecciosas febris até formas atípicas sem exantema. Seu início insidioso e agudo caracteriza-se por sintomas inespecíficos, como febre alta, cefaleia, mialgia, náuseas e vômitos, o que, muitas vezes, dificulta o diagnóstico precoce.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se então que é importante conhecer, além da clínica, o perfil epidemiológico da febre maculosa no país, de modo a instituir o seu tratamento o mais precocemente possível e, desse modo, diminuir os índices de mortalidade dessa patologia.

Palavras-chave

Febre Maculosa Brasileira; Rocky Mountain Spotted Fever; Febre do Carrapato; Rickettsia rickettsii.

Área

Clínica Médica

Autores

Catarina Fagundes Moreira, Larissa Ferreira Alves da Silva, Maria Clara do Nascimento Gomes, Luana Silva Santana, Ketly Anne Santos Vieira de Sá