15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO TARDIO DE FEOCROMOCITOMA EM PACIENTE EM TRATAMENTO DE SÍNDROME DO PÂNICO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

​INTRODUÇÃO: O FEOCROMOCITOMA É UM TUMOR NEUROENDÓCRINO QUE SECRETA QUANTIDADES EXCESSIVAS DE CATECOLAMINAS. A PRINCIPAL LOCALIZAÇÃO É NA MEDULA SUPRA-RENAL E A SINTOMATOLOGIA ADVÉM DA HIPERATIVIDADE DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO. AS MANIFESTAÇÕES PSIQUIÁTRICAS ESTÃO GERALMENTE LIMITADAS A ESTADOS DE ANSIEDADE NÃO ESPECIFICADOS.

Objetivos

OBJETIVO: CHAMAR ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO DE FEOCROMOCITOMA, COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ACOMETIMENTOS PSIQUIÁTRICOS.

Caso

CASO: MULHER, 46 ANOS, HÁ 3 ANOS INICIOU QUADRO DE ANSIEDADE, TREMORES, SUDORESE, TAQUICARDIA, PALPITAÇÃO, DOR TORÁCICA, CEFALEIA DE FORTE INTENSIDADE E LATEJANTE, ALÉM DE PICOS PRESSÓRICOS. FOI DIAGNOSTICADA E TRATADA COMO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG), DEPRESSÃO, SÍNDROME DO PÂNICO E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS). APESAR DA MELHORA NO QUADRO DEPRESSIVO E DE PÂNICO, MANTEVE REPETIÇÃO DE CRISES HIPERTENSIVAS (PA DE 220X160 MMH) A CADA 10-15 DIAS. HÁ 1 ANO, FOI ACOMETIDA DE NEFROLITÍASE COM PIELONEFRITE GRAVE E SUBMETIDA AO PROCEDIMENTO DE LAPAROSCOPIA, ONDE VIU-SE UM NÓDULO NA ADRENAL DIREITA. FOI REALIZADA INVESTIGAÇÃO DE INCIDENTALOMA DE ADRENAL, E AS DOSAGENS DE METANEFRINAS PLASMÁTICAS FORAM ELEVADAS METANEFRINAS 754PG/ML (VR < 65), NORMETANEFRINAS 372PG/ML (VR < 196) E METANEFRINAS URINÁRIAS: METANEFRINAS > 2840MCG/24H (VR ATÉ 280MCG/24H) NORMETANEFRINAS 1.011,8MCG/24H (VR ATÉ 732MCG/24H). NA TC ABDOME TOTAL FOI ENCONTRADO NÓDULO NA HASTE MEDIAL DA ADRENAL DIREITA OVALADO DE LIMITES BEM DEFINIDOS COM DENSIDADES DE PARTES MOLES APRESENTANDO MEDIDA 3,1X2,3CM, ACENTUADA ESTEATOSE, VESÍCULA BILIAR HIPERDISTENDIDA, ATELECTASIA
NA BASE PULMONAR DIREITA. PACIENTE AGUARDA PROCEDIMENTO CIRÚRGICO DE ADRENALECTOMIA E ESTÁ SOB O ESQUEMA TERAPÊUTICO DE DOXASOZINA 2MG 12/12H, LOTAR (ANLODIPINO 5MG/ LOSARTANA 50MG), CIPROFIBRATO 100MG, METFORMINA 850MG - CITALOPRAM 20MG E PAROXETINA 20MG.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: O CASO ILUSTRA A POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE MANIFESTAÇÕES PSIQUIÁTRICAS E FEOCROMOCITOMA, POUCAS VEZES DESCRITA NA LITERATURA. DESTACA-SE AINDA A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE NUMA ENTIDADE ASSOCIADA A CRISES ADRENÉRGICAS DE ELEVADA MORBILIDADE CARDIOVASCULAR. O TRATAMENTO DEFINITIVO É A CIRURGIA, QUE REQUER UMA RIGOROSA PREPARAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA.

Palavras-chave

FEOCROMOCITOMA; SÍNDROME DE PÂNICO; TUMOR NEUROENDÓCRINO; PSIQUIATRIA;

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - Mato Grosso - Brasil

Autores

ANA TERRA DUETI MARTINS VILA, AMANDA SOUZA DO NASCIMENTO, CRISTINA BARDOU PIZARRO, ANDRÉA CASTIGLIONI ALVES TEIXEIRA SILVA, SARAH MOREIRA ARAÚJO, ELIZIANA FERREIRA D'ARTIBALE