Dados do Trabalho
Título
A EVOLUÇÃO DO ALUNO DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Fundamentação/Introdução
Ao analisar as habilidades em suporte básico de vida (SBV) dos conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes, encontram-se números que chamam a atenção para uma atividade que é deficitária mesmo nos cursos em que sua importância é imensurável, como na graduação médica.
Objetivos
Analisar os conhecimentos teóricos sobre SBV dos estudantes de uma faculdade estadual do interior do estado de São Paulo e correlacionar com a série em que o aluno se encontra, a fim de incrementar e melhorar o ensino do SBV ao longo da formação acadêmica do aluno.
Delineamento e Métodos
Estudo transversal, analítico, quantitativo que comparou as habilidades teóricas em suporte básico de vida entre 123 estudantes da primeira, quarta e sexta séries do curso de medicina. Pata tal utilizou-se de um questionário previamente validado, composto por dezenove questões elaboradas com alternativas de resposta do tipo "verdadeiro/falso", pautado na diretriz de suporte básico de vida desenvolvida pela American Heart Association. Utilizou-se o teste do Qui-quadrado ou o Exato de Fisher para a comparação entre as variáveis, adotando-se valor de p significativo para p ≥ 0,05.
Resultados
Somente em cinco questões foram obtidas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos.
As questões 2.1 (p = 0,0449), 2.3 (p = 0,0007) e 2.4 (p = 0,026) tratavam sobre o reconhecimento da PCR, sendo que sexta série obteve proporcionalmente mais acertos somente na questão 2.3, ficando distribuído um maior número percentual de respostas corretas para o quarto e primeiro anos nas questões 2.1 e 2.4, respectivamente.
Já nas outras duas questões estatisticamente significativas foi o sexto ano quem obteve percentualmente maior número de assertivas corretas, sendo elas a 3.1 (p = 0,0239) - que tratava sobre a necessidade de acionar o serviço médico de emergência antes de iniciar a RCP - e a 6.2 (p = 0,002) - que questionava quando o profissional com o DEA poderia intervir na RCP que já estava sendo realizada.
Conclusões/Considerações finais
Por terem sido obtidas diferenças estatisticamente significativas em somente cinco questões dentre as dezenove apresentadas pode-se inferir que o nível de conhecimento teórico sobre SBV entre as séries não é tão distinto quanto supomos – seja devido ao empenho dos estudantes mais novos da graduação ou por causa de lacunas apresentadas pelos alunos de séries mais avançadas. Estudos semelhantes em diferentes centros acadêmicos seriam interessantes a fim de analisar com um espaço amostral maior se esses padrões entre as séries se repetem.
Palavras-chave
Reanimação cardiopulmonar, Educação em saúde, Estudantes de medicina.
Área
Clínica Médica
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - São Paulo - Brasil
Autores
André Aranda Selverio, André Zambon Nóbrega, Giovanni Depentor Gesuatto, Michel Rodrigues Berto, Shirlene Pavelqueires, Carlos Alberto Lazarini