15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA RELACIONADA A SÍNDROME DE WOLF-PARKINSON-WHITE: UM RELATO DE CASO DE UMA RARA ASSOCIAÇÃO

Introdução/Fundamentos

A Cardiomiopatia Hipertrófica (CMH) é a mais frequente patologia cardíaca de origem genética e é caracterizada por hipertrofia ventricular, principalmente à esquerda. O envolvimento pode ser simétrico ou assimétrico; dentre as formas assimétricas, a posição Ínfero-lateral configura uma forma de apresentação rara. As alterações estruturais da CMH somadas à síndrome de pré-excitação Ventricular podem desencadear arritmias potencialmente fatais.

Objetivos

Apresentar um caso de Cardiomiopatia Hipertrófica Ínfero-lateral associada com a síndrome de Wolf-Parkinson-White (WPW) em paciente jovem sintomática.

Caso

Paciente sexo feminino, 37 anos, da entrada em nosso serviço com dor retroesternal constritiva há 30 minutos acompanhada de palpitação e sensação de sufocamento. Refere que episódios vem ocorrendo há 15 dias desde que cessou o uso de Cloridrato de Propafenona. AP: WPW com histórico de duas ablações prévias, CMH Infero-lateral documentada a Ecocardiografia. Ao exame: sudoreica, bradicárdica com sopro de ejeção em foco Aórtico. Realizado eletrocardiografia com Bloqueio Atrioventricular (BAV) 2° grau Mobitz II, enzimas cardíacas negativas, eletrólitos, função renal e hemograma sem alterações. Instituída terapia com atropina revertendo o BAV. Evoluiu com reincidência do quadro, optando-se por realização de Holter que evidenciou BAV 2° grau Mobitz II intermitente sendo encaminhada para implante de Marca-passo definitivo.

Conclusões/Considerações finais

A associação de WPW e CMH é extremamente rara e sua prevalência segue desconhecida. A avaliação clínica, os meios diagnósticos e a terapêutica adequada são imprescindíveis para a melhora da qualidade vida e redução da mortalidade desses pacientes.

Palavras-chave

Cardiomiopatia Hipertrófica, Wolff-Parkinson-White, Bloqueio Atrio-ventricular Infra-hissiniano.

Área

Clínica Médica

Instituições

HUSF - Hospital Universitário São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Maísa Cordeiro Consolin, Gabriel Barros Tambelli Pires, Ana Carolina Malagutti, Daniel Maranon Terrivel, Murillo de Oliveira Antunes