15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Caso atípico de Leucemia/Linfoma de Células T do Adulto (ATL), em Salvador-Bahia

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: Leucemia/Linfoma de células T do Adulto (ATL) é um tipo de câncer raro, curso agressivo, manifestações clínicas variáveis, associado a infecção pelo vírus linfotrópico T humano tipo I (HTLV-I). A forma linfomatosa é caracterizada por proeminente linfadenopatia, sem envolvimento do sangue, o diagnóstico é firmado por análise histopatológica linfonodal e sorologia contra o HTLV-1, sendo incomum o uso da imunofenotipagem do líquido pleural. A infecção pelo vírus, apesar de rara, em Salvador-Bahia apresenta alta prevalência.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso de ATL ocorrido em Salvador-Bahia, demonstrar o diagnóstico através da imunofenotipagem do líquido pleural e os achados imunofenotípicos da citologia.

Caso

Relato de Caso: Mulher, 55 anos, Testemunha de Jeová. Internada no hospital com tosse seca há 15 dias da admissão, associada a anasarca e dispneia em repouso na última semana. Negava febre. Identificado derrame pleural volumoso à direita, linfonodomegalia palpável em cadeia cervical posterior à esquerda, 2 cm, endurecida. Hipercalcemia Cálcio iônico 1,8 mmol/L (1,12 a 1,32), LDH 2059 U/L (313 a 618), hipeuricemia 14,3mg/dl (3,5 a 8,5). Hemograma sem sinais de acometimento medular. Realizadas tomografias computadorizadas de tórax e abdome - constatada linfonodomegalia mediastinal e paraórtica, além de líquido livre em cavidades. Ecocardiograma transtorácico sem alterações. Realizada toracocentese diagnóstica em hemitórax à direita, com líquido pleural de características exsudativas (LDH 914 U/L, Proteína do líquido pleural 3,7g/dl/proteína sérica 5,6g/dl = 0,66), associado a linfocitose (Citologia global 1500 células mm³ / Linfócitos 1110 células mm³). Imunofenotipagem realizada, deste material, identificou a presença de 23,27% de células maduras e anômalas da linhagem linfoide T, com expressão exclusiva de CD4, ausência de expressão de CD7 e CD26 e positividade para CD25. Com isso, sugeriu se tratar de doença linfoproliferativa crônica de células T. Confirmada a sorologia positiva para HTLV I. Em análise histopatológica de linfonodomegalia inguinal diagnosticado Linfoma não Hodkgin. Após a confirmação diagnóstica de ATL, a paciente evoluiu para óbito, devido à quadro de sepse, sem tempo hábil para início do tratamento adequado.

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais: ATL é uma doença rara, de alta mortalidade, necessita do diagnóstico imediato. A imunofenotipagem do líquido pleural é uma importante estratégia para contribuir no processo diagnóstico.

Palavras-chave

Leucemia/Linfoma de células T do Adulto; vírus linfotrópico T humano tipo I; HTLV-I; Linfoma; Linfoma não Hodgkin; derrame pleural; Imunofenotipagem

Área

Clínica Médica

Autores

Cipriano Reis Gama, Itala Gomes e Santos, Pedro Alexandre Nascimento Carvalho, Larissa Fé Matos Galvão, Victor Pereira Mattos, Maíra Silva Abreu