15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Alteração da troponina em causa não cardíaca: diagnóstico diferencial

Introdução/Fundamentos

As troponinas têm recebido crescente atenção como marcadores altamente específicos de injúria celular, formam um complexo que regula a interação cálcio-dependente da miosina com a actina. São constituídas de três diferentes proteínas (troponina I, C e T) existentes tanto no músculo esquelético quanto cardíaco. O aumento da troponina comumente é relacionado com síndrome coronariana aguda, no entanto, pode ser encontrada em pacientes sépticos e com síndrome inflamatória sistêmica (SIRS) não relacionada a doença cardíaca, tratando-se de uma situação rara e pouco relatada na literatura.

Objetivos

Relatar um caso de alteração de troponina não vinculado a doença coronariana aguda e ressaltar a importância da apresentação clínica do paciente na busca do diagnostico diferencial.

Caso

Paciente do sexo masculino, deu entrada na unidade de terapia intensiva com história de dispneia aos mínimos esforços com início ha quatro dias associada a dor torácica retroesternal sem irradiação não referindo continuidade da mesma no momento da internação. Evoluiu com desconforto respiratório, uso da musculatura acessória, dessaturação, necessitando de intubação orotraqueal. Em exame laboratorial seriado, apresentava troponina sérica elevada, eletrocardiograma sem síndrome coronariana aguda, tomografia de tórax: consolidações pulmonares e broncogramas aéreos localizados em porções posteriores associadas à opacidades em padrão de vidro fosco e sinais de cisurite. Foi refratário ao esquema de tratamento inicial, realizado cobertura para atípicos e H1N1. Paciente evoluiu para óbito no sétimo dia de internação.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico de lesão miocárdica não deve ser baseado apenas na presença de troponina sérica elevada, e sim respaldado e correlacionado por dados clínicos e laboratoriais adicionais, é fundamental uma boa anamnese e exame físico para um diagnóstico acurado.

Palavras-chave

troponina, diagnostico diferencial, doença coronariana aguda, marcadores de necrose miocárdica

Área

Clínica Médica

Instituições

Rede de assistência a saúde metropolitana - Paraná - Brasil

Autores

Rebecca Carolina Sanches RODRIGUES, Rebecca Carolina Sanches RODRIGUES, Amanda Garcia Cristovão SLUSARSKI, Amanda Garcia Cristovão SLUSARSKI, Arielle Pimentel DA SILVA, Arielle Pimentel DA SILVA, Vania Renata GUILHERME, Vania Renata GUILHERME, Jefferson FISHER, Jefferson FISHER, ENIO TEIXEIRA MOLINA FILHO, ENIO TEIXEIRA MOLINA FILHO