15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO DE HABILIDADES MÉDICAS EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS NAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE UMA CAPITAL BRASILEIRA

Fundamentação/Introdução

A emergência pediátrica constitui uma situação médica na criança ou no adolescente de dano à saúde que provoque grave morbidade ou risco imediato de morte. O atendimento de crianças apresenta peculiaridades quanto à apresentação clínica de sintomas críticos, necessitando de competências gerais e específicas, tais quais preconizam as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina (DCNs).

Objetivos

Este estudo tem como principal objetivo identificar as habilidades médicas apresentadas pelos médicos atuantes no atendimento das emergências pediátricas nas unidades de pronto atendimento (UPA) de Curitiba – Paraná.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e de abordagem quantitativa. A amostra do estudo envolveu 199 médicos (n = 49,75%) atuantes em oito Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba, no ano de 2018 e 2019. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado com 5 questões, seguindo a classificação da escala Likert clássica com 5 pontos, formulado com base na literatura do Pediatric Advanced Life Suport e avaliação de especialistas. Análises estatísticas foram realizadas pelo MedCalc (Versão 18). Diferenças são consideradas significativas para p < 0,05.

Resultados

Evidenciaram que, quando questionados quanto à realização de procedimentos necessários na ordem em que são preconizados pelas diretrizes das Sociedades PALS-SBP ou AHA-SBP obteve concordância total e parcial de 58,3%. A facilidade para realizar o manejo de vias aéreas em criança foi constatada em 39,7% da amostra (concordância total e parcial). Observou-se que 25,6% afirmam possuir o domínio da técnica de acesso intraósseo e 55,3% afirmam realizar uma ressuscitação cardiopulmonar em crianças de qualquer idade (RCP) de forma eficaz, com confiança. A habilidade de comunicação para o diálogo com a família no atendimento emergências pediátricas foi constatado em 72,4% dos médicos.

Conclusões/Considerações finais

Existem desafios a serem vencidos em relação às peculiaridades que o atendimento da criança impõe no domínio de habilidades. Sugere-se que a educação permanente desses profissionais, o uso de diretrizes e publicações atualizadas, assim como medidas de gestão sejam instituídos para sanar eventuais dificuldades.

Palavras-chave

Emergência, serviços médicos de emergência, pediatria, competência clínica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil

Autores

Carolina Rodrigues Laranjeira Vilar, Anna Carolina Neiverth, Mariana Xavier Silva