15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A RELAÇÃO ENTRE RELIGIOSIDADE E O TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Fundamentação/Introdução

Introdução: O câncer constitui uma das mais prevalentes causas de morbimortalidade ao redor do mundo e, devido ao grande estigma negativo associado a esse diagnóstico, há um forte impacto psicológico nos pacientes. Para lidar com essa condição, as pessoas com câncer utilizam diferentes estratégias de enfrentamento, destacando-se no presente trabalho a religiosidade.

Objetivos

Objetivo: Revisar na literatura a relação entre a religiosidade e o tratamento oncológico.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Realizou-se uma revisão da literatura, buscando como referências artigos indexados em português, disponíveis nas bases de artigos Scielo e Google Acadêmico, publicados no período de 2010 a 2019, com os descritores “religiosidade”, “espiritualidade” e “tratamento oncológico”. Foram excluídos: monografias, dissertações, teses e os artigos que mencionavam os descritores, sem, entretanto, analisar a correlação entre eles. Assim, foram encontrados 27 artigos, que foram lidos pelos autores e então selecionados os 5 que mais se adequavam ao objetivo deste trabalho.

Resultados

Resultados: Apesar dos avanços conquistados em oncologia, o câncer ainda desencadeia ideias de morte e finitude, somadas às vivências de restrições corporais, dores e sofrimentos, que geram questionamentos dos valores e do projeto existencial. Nesses momentos de ressignificação, religiosidade e espiritualidade podem ter efeito positivo para o paciente, por um lado, contribuindo para a diminuição das experiências negativas provocadas pelo câncer e, por outro lado, aprimorando sua qualidade de vida. Qualquer ação que melhore o enfrentamento do estresse reduza as emoções negativas e incentive um comportamento de saúde positivo, pode influenciar nos índices de mortalidade geral da doença. Um desses fatores pode ser a crença e a prática religiosa, que empreendem o esforço de significar essa nova demanda apresentada para o paciente, buscando compreender a própria doença, o sofrimento, a morte e a existência.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O diagnóstico de câncer e todo o processo de tratamento têm considerável impacto no bem-estar do paciente. Nas situações de dor e sofrimento, muitas pessoas procuram significados e explicações que vão muito além das percepções da dimensão física de entender a vida. Sendo assim, este estudo permitiu compreender os significados de espiritualidade e religiosidade no enfrentamento do câncer, que permanece sendo uma temática subjetiva e complexa.

Palavras-chave

RELIGIOSIDADE; TRATAMENTO ONCOLÓGICO; REVISÃO

Área

Clínica Médica

Autores

JOÃO VICTOR FARIAS de OLIVEIRA, STEFANI de Lima CARVALHO, TEREZA CRISTINA de BRITO AZEVEDO