15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CRISPR uma ferramenta revolucionária na edição de genomas

Fundamentação/Introdução

Introdução: Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, ou seja, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Inter-espaçadas são um sistema capaz de editar genes. O mecanismo funciona como uma “tesoura” para sequências genéticas específicas. A quebra é realizada pela endonuclease Cas-9 (proteína associada a CRISPR).

Objetivos

Objetivo: Elucidar o que é o sistema CRISPR-Cas9; o seu mecanismo de funcionamento; e suas principais aplicações e contribuições para clínica médica.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Revisão bibliográfica do período de 2016 a 2019 de artigos científicos da base de dados Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês, com as seguintes palavras-chave: CRISPR, técnica CRISPR-Cas9, edição genômica, aplicação sistema CRISPR, aplicabilidade CRISPR e perspectiva CRISPR.

Resultados

Resultados: Foram selecionados 8 estudos de maior impacto e relevância de acordo com os níveis de evidência. O sistema CRISPR-Cas9 é um mecanismo de defesa bacteriano contra bacteriófagos, que, além de destruir uma fita de DNA, é capaz de clivar sequências genéticas em um local específico. O seu funcionamento pode ser dividido em três passos principais: 1) aquisição de DNA viral; 2) Processamento de fitas de RNA guias; 3) Degradação do material genético invasor. Sendo assim, para que funcione é necessário apenas desenvolver um RNA guia com uma sequência alvo específica, que é inserida na célula junto com a Cas9 que cliva o sítio de interesse. Do ponto de vista terapêutico, há possibilidade de cura de doenças oncológicas, como o câncer de pulmão, cujas causas são mutações genéticas e epigenéticas que ativam oncogenes. A tecnologia CRISPR funciona como uma imunoterapia adaptativa que inibe esses oncogenes. A AIDS também pode ser tratada com essa terapêutica, sendo que para combater a infecção direciona-se a Cas9 para a porção de DNA alvo que foi alterado pelo vírus e a destruição da mesma resultará numa diminuição da carga viral acompanhada da eliminação do vírus. A aplicabilidade também inclui o uso em: Edição genética de embriões, abordagem in vivo e ex vivo e edição genética em células somáticas.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O sistema CRISPR é um marco na evolução da biotecnologia quando o assunto se tratar da edição de genomas. Os seus riscos incluem mutações em regiões não desejadas chamadas de off-target. A aplicabilidade da tecnologia CRISPR na clínica ainda demanda melhor conhecimento das suas complicações e resultados de longo prazo no que diz respeito à edição gênica.

Palavras-chave

Palavras-chave: CRISPR, técnica CRISPR-Cas9, edição genômica, aplicação sistema CRISPR e perspectiva CRISPR.

Área

Clínica Médica

Autores

Jean Kniss, Ana Clara Merkle Fuck, Rafael Carlos da Silva