15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Fundamentação/Introdução

Estima-se que no Brasil ocorram 200.000 paradas cardiorrespiratórias (PCR) ao ano. As taxas de morbidade e mortalidade estão relacionadas ao reconhecimento precoce e a qualidade do atendimento. A chance de recuperação integral diminui exponencialmente com a demora no atendimento inicial, isto é, quando uma PCR ocorre em ambiente extra-hospitalar a chance de sobrevida fica muito comprometida. Para o atendimento dessa emergência, com o conhecimento em suporte básico de vida (SBV), é possível identificar precocemente e realizar manobras simples de ressuscitação cardiopulmonar salvando vidas

Objetivos

Evidenciar o conhecimento sobre suporte básico de vida dos estudantes da área da saúde, de uma instituição de ensino superior, na cidade de Curitiba

Delineamento e Métodos

Estudo do tipo transversal com abordagem quantitativa, realizado através da análise dos dados epidemiológicos e aplicação de questionário. Foi realizado a análise de um questionário sobre SBV com discentes da área da saúde de todos os cursos e períodos vigentes na instituição de ensino superior selecionada.

Resultados

A amostra analisada continha 545 graduandos com idade média de 22 ± 5 anos. Do total de entrevistados houve prevalência do sexo feminino (78,9%), do curso de Medicina (41,8%), 1 º período (17,1%) e que já participaram de um treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP) (52,7%). Na análise do questionário, o qual continha 25 questões, a média de acertos foi de 14 questões (56,41%). Quando questionados sobre qual seria o primeiro passo ao encontrar uma pessoa inconsciente no chão , obteve-se (28,1%) de respostas corretas. Na sequência do atendimento, o segundo passo, portanto, (30,3%) sabiam como proceder. Quanto à realização da manobra para facilitar a respiração apenas (12,7%) acertaram. À respeito de como realizar a ventilação do paciente (45%) sabiam a maneira correta. Sobre como utilizar o DEA (18,9%) sabiam a resposta correta, o que fazer após a desfibrilação (16,1%) e como proceder quando a ajuda chegasse (16%).

Conclusões/Considerações finais

Os resultados reforçam a necessidade do ensino em SBV aos estudantes da área da saúde, visto que uma parcela significativa de acadêmicos não possuía completo entendimento dos tópicos abordados retirados do SBV e não conheciam a fundamentação das etapas, e reforçam também a importância do incentivo pelas instituições de ensino superior a iniciativas de divulgação do SBV, como seminários, congressos, ligas acadêmicas, palestras e projetos de extensão.

Palavras-chave

Suporte básico de vida, conhecimento, estudantes

Área

Clínica Médica

Autores

Laisla Fernandes de Nogueira Rosa, Jheinny Mayara Caimi, Lívia Pacheco Gonçalves, Mariana Xavier Silva