15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DÍMERO-D AJUSTADO PELA IDADE EM PACIENTES COM SUSPEITA DE EMBOLIA PULMONAR: RESULTADOS DE UM ESTUDO UNICÊNTRICO

Fundamentação/Introdução

A apresentação clínica da embolia pulmonar (EP) é inespecífica e seu diagnóstico apresenta elementos de dificuldade e incerteza. Diversas estratégias para sua investigação foram estudadas, como a utilização de escores padronizados de probabilidade clínica associados ao dímero-D de alta sensibilidade. Em pacientes acima de 50 anos, a redução da especificidade do dímero-D leva a um grande número de resultados falso-positivos e realização de exames desnecessários, incluindo com contraste venoso e radiação ionizante.

Objetivos

Avaliar a acurácia do dímero-D ajustado pela idade (DDAI) em pacientes maiores de 50 anos com baixa ou moderada probabilidade clínica de EP atendidos em Pronto-Atendimento (PA).

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo observacional, em que foram incluídos pacientes maiores de 50 anos, atendidos no PA entre janeiro de 2016 a dezembro de 2017 com suspeita de EP e baixa ou moderada probabilidade clínica pelo Escore de Wells. Excluídos pacientes com prontuário eletrônico incompleto, angiotomografia computadorizada de tórax (AngioTC) sem laudo, ou ausência de resultado de dímero-D. Foi calculado o DDAI e avaliado seu desempenho comparado ao dímero-D convencional.

Resultados

Foram incluídos 207 pacientes com idade média de 67,7 anos (50 a 96 anos), 127 (60,7%) mulheres e 80 (39,3%) homens. 115 (55,56%) pacientes possuíam baixa probabilidade para EP e 92 (44,44%) possuíam risco moderado. 37 (17,8%) pacientes apresentaram AngioTC positiva para EP e 170 (82,2%) negativa. 65 (31,40%) pacientes apresentaram DDAI positivo dos quais 37 (56,92%) tinham EP e 28 (43,08%) foram negativos para EP. 142 (68,60%) pacientes apresentaram DDAI negativo, dos quais 0 (0%) apresentava EP à AngioTC. O valor preditivo negativo (VPN) do DDAI na amostra foi de 100%.

Conclusões/Considerações finais

No presente estudo, o DDAI apresentou melhor capacidade de excluir EP comparado ao dímero-D com ponto de corte convencional. O uso do DDAI poderia reduzir a solicitação desnecessária de exames de imagem. Uma vez que o desenho do estudo foi retrospectivo, está sujeito a vieses. Entretanto trata-se da primeira avaliação do DDAI em nosso país. São necessários mais estudos para a validação externa do DDAI no Brasil.

Palavras-chave

Embolia pulmonar. Diagnóstico. Dímero D ajustado pela idade

Área

Clínica Médica

Autores

Jéssica Lemos Ramos Antunes, Amanda Gomes Silva, Wanessa Oliveira Souza, Itamar Tadeu Gonçalves Cardoso, Thiago Horta Soares