15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM INICAL AO PACIENTE VÍTIMA DE INTOXICAÇÃO AGUDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: As intoxicações agudas constituem um serio problema de saúde, sendo um motivo frequente de admissão nos serviços de urgência (SU). Trata-se de um processo patológico causado por substâncias químicas e caracterizado por desequilíbrio fisiológico secundário a modificações bioquímicas no organismo. Circunstâncias acidentais, tentativa de suicídio, homicídio e abuso são as mais comuns em quadros de intoxicações.

Objetivos

Objetivo: Apresentar a importância da abordagem inicial da vítima de intoxicação aguda.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados MEDLINE, PubMed, LILACS, SciELO e Biblioteca Cochrane. Incluídos artigos científicos publicados em inglês, espanhol ou português, disponíveis na íntegra, de classificação exploratória e descritiva dos artigos selecionados, com delineamento observacional e qualitativo, com os descritores “Intoxicação Alcoólica”. “Intoxicação por organofosfatos”, “Medicina de emergência” e suas respectivas traduções. Após tal procedimento e uma leitura analítica, foram selecionados aqueles que estavam de acordo com o tema norteador.

Resultados

Resultados: A sua abordagem inicial pode acontecer no local do contato com o toxico, durante o transporte para uma unidade de saúde ou no hospital, caracterizando-se por uma avaliação clínica inicial (C: Avaliação hemodinâmica, A: Via aérea, B: Respiração, D: Déficit neurológico, E: Exposição) ; estabilização; reconhecimento da toxíndrome e identificação do agente causal; descontaminação; administração de antídotos; aumento da eliminação do tóxico absorvido; tratamento sintomático. A anamnese detalhada é importante para busca da causa, o que facilita na resolução do quadro clínico. Devido à complexidade do diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas, os resultados toxicológicos, quando disponíveis no tempo apropriado, podem influenciar no diagnóstico e tratamento subsequente.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações: A mortalidade a longo prazo dos doentes vitimas de intoxicação é elevada, o que sublinha a necessidade do conhecimento deste tipo de situações, a importância de uma abordagem inicial qualificada e do seu impacto social. Conhecer a realidade do SU onde se trabalha e fundamental para otimizar a abordagem das vitimas de intoxicação, lembrando da importância da notificação compulsória deste agravo.

Palavras-chave

Intoxicação Alcoólica; Intoxicação por organofosfatos; Medicina de emergência.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Santa Maria - Paraíba - Brasil

Autores

Yolanda de Melo Omena Lira, David Sammuel Dantas Torres, Cícero Edjanio Ferreira Lima, Yarlen Siebra de Sá, Daisy Teixeira de Menezes