15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Estudo da associação da fibromialgia e seus diferentes aspectos com polimorfismos do gene ADRB2

Fundamentação/Introdução

A fibromialgia (FM) é uma síndrome caracterizada por dor crônica musculoesquelética difusa e um espectro de sintomas sistêmicos, cuja prevalência global varia de 2-8%. A doença acomete principalmente mulheres e seu diagnóstico é clínico, baseado em pontos dolorosos e nos demais sintomas. A etiologia é incerta, mas já foi demonstrado que desencadeantes ambientais, neuropsíquicos e genéticos estão envolvidos. A fisiopatologia envolve processamento da dor alterado. O receptor adrenérgico beta-2 (ADRB2) desempenha um papel importante na mediação da resposta fisiológica e psicológica a estressores ambientais. Estudos prévios reportaram associação de polimorfismos do gene ADRB2 com dor crônica, incluindo fibromialgia e seus domínios clínicos, entretanto os resultados são contraditórios.

Objetivos

Analisar a associação dos polimorfismos rs1042713 e rs1042714 do gene ADRB2 com fibromialgia e fatores associados.

Delineamento e Métodos

Estudo de caso e controle, realizado com 108 pacientes mulheres com diagnóstico prévio de FM (critérios do American College of Rheumatology). O grupo controle incluiu 108 doadoras de sangue voluntárias. Dados sociodemográficos e clínicos das participantes foram obtidos através de questionários estruturados. As análises genéticas foram feitas por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real.

Resultados

A idade média do grupo FM foi de 50,2 ± 9,5 anos. Conforme esperado, níveis de ansiedade e depressão foram significativamente diferentes entre casos e controles. A maior parte das pacientes FM (87%) apresentou níveis clinicamente relevantes de sensibilização central (escore total ≥ 40). Não foram observadas diferenças nas frequências alélicas ou genotípicas entre os grupos FM e controle para ambos os polimorfismos estudados. O polimorfismo rs1042713 foi associado à ansiedade no grupo controle: mulheres com genótipo GG apresentaram maiores índices tanto para ansiedade-traço (p=0,016) quanto para ansiedade-estado (p=0,009). No grupo FM não foram observadas associações entre os polimorfismos e características clínicas (sensibilização central, impacto na qualidade de vida, catastrofização, resiliência, depressão, ansiedade e sono).

Conclusões/Considerações finais

Os resultados sugerem que polimorfismos do gene ADRB2 não estão associados com FM e seus domínios clínicos. A associação observada no grupo controle entre genótipos do polimorfismo rs1042713 e ansiedade confirma resultados de estudos prévios.

Palavras-chave

Fibromialgia, receptor adrenérgico beta-2, ansiedade, sensibilização central, polimorfismo genético.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Tatiane Forlin Menegon, Camila Fernanda da Silveira Alves, Alessandra Hübner de Souza, Wolnei Caumo, Daniel Simon