15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Infecção de ferida por três microrganismos após artroplastia total de quadril esquerdo

Introdução/Fundamentos

A prevalência de infecção bacteriana pós artroplastia de quadril, segundo revisões de literatura mundial, varia de 1 a 5%. As bactérias gram-positivas são predominantes nas contaminações das próteses, em especial o Staphylococcus aureus e infecções por bacilos gram-negativos são raras pós artroplastia de quadril.

Objetivos

Relatar a coinfecção de três bactérias em ferida pós operatória de uma artroplastia total de quadril esquerda.

Caso

E.M.S., 79 anos, feminino, institucionalizada, procedente de Porto Alegre. Paciente procurou atendimento na Emergência no dia 27/03/19 por queda e se constatou fratura de colo de fêmur esquerdo. Paciente com histórico de Hipertensão Arterial Sistêmica, em uso de Losartana 50mg, Furosemida 40mg e Clonidina 0,150mg. No dia 02/04, a paciente foi submetida a artroplastia total de quadril esquerdo. No dia seguinte à cirurgia, recebeu alta hospitalar. No dia 13/04, retornou ao serviço hospitalar por ferida operatória infectada. Foram realizados exames laboratoriais e cultura de secreção de ferida operatória e iniciado tratamento empírico com Oxacilina 500mg 4x/dia. Achados de proteína C reativa 196 mg/dL e VHS 46 mm/h, e cultural positivo para Sthaphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. Diante de tais resultados, no dia 18/04, foram realizadas lavagem na ferida em bloco cirúrgico e troca terapêutica para Vancomicina 1g 12/12h + Cefepima 2g 8/8h. A vancomicina foi suspensa um dia depois, por apresentar seu nível sérico em 65mcg/ml. No dia 23/04, resultado de novo cultural apontou para Proteus mirabilis. Retornou, em 26/04, com a dose de Vancomicina para 500mg, cessando tratamento após 4 dias por piora da função renal da paciente, a qual estava comatosa, caquética e com pouca reação ao estímulo doloroso. Suspendeu-se Cefepima em 11/05 e retornou com Vancomicina 500mg 1x/dia no dia 13/05 via acesso venoso central, o qual seguiu em tratamento até a coleta de dados do presente relato no dia 17/05.

Conclusões/Considerações finais

A infecção é considerada a mais devastadora das complicações da artroplastia de quadril. A prevalência de infecções de sítios cirúrgicos por Staphylococcus aureus é de 39,28%, sendo este germe predominante em todas as infecções de artroplastia de quadril. Já as infecções por bacilos gram-negativos têm prevalência estimada de 19,64% para Pseudomonas aeruginosa e de 7,14% para Proteus mirabilis, e, neste caso, houve a coinfecção destas duas bactérias gram-negativas com uma gram-positiva

Palavras-chave

Fratura de quadril, artroplastia, infecção pós operatória

Área

Clínica Médica

Autores

Laura Giesel Baldissera, Tatiane Maidana Konzen, Ana Carolina Blatt, Karolayne Dittgen Schmegel, Amanda Diss Dos Santos