15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE CROHN ASSOCIADO A HIDRADENITE SUPURATIVA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória crônica de etiologia multifatorial, que pode envolver qualquer porção do trato gastrointestinal, podendo apresentando lesões transmurais e descontínuas. Pode formar abscesso perianal e fistula perianal que fazem diagnostico diferencial com Hidradenite Supurativa (HS). O diagnóstico é feito através da história clínica sugestiva, associado a achados endoscópicos, radiológicos e laboratoriais. Não há tratamento curativo.
A Hidradenite Supurativa (HS), é uma doença inflamatória crônica que acomete as glândulas apócrinas mais comumente áreas intertriginosas. O diagnóstico é feito a partir da história clínica bem como as manifestações clínicas. Deve-se avaliar sinais e sintomas gastrointestinais para diagnóstico diferencial com DC. Uma doença mal controlada leva a séria complicações que pode ser confundido com a DC.

Objetivos

Relacionar a HS e a DC, exemplificando através de um caso clínico, que ter o diagnostico diferencial em mente é fundamental para não subdiagnosticar nenhuma doença que se apresentam de maneira semelhante.

Caso

Paciente, masculino, 26 anos, ex-usuário de drogas ilícitas, portador de transtorno depressivo maior.
Relata abscessos perianais recorrentes e dolorosos, de início em 2013, tendo recebido diagnóstico de HS. Com resposta parcial ao tratamento proposto.
Em 2016 iniciou quadro de emagrecimento e evacuações pastosas associado a muco e sangue, e recorrência de fístulas perinanais/abscessos locais. Paciente usuário crônico de anti-inflamatórios não esteroidais para alívio da dor. Foi então solicitado colonoscopia, realizada em outubro/2017, com presença de ulcerações aftoides ileocolônicas, ovalares e descontínuas. Em novembro de 2017 recebeu o diagnóstico concomitante de DC e foi encaminhado ao ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais.
Paciente abandonou tratamento clínico com a Gastroenterologia após a primeira consulta por questões psicossociais. Retornou em consulta após seis meses com desejo de iniciar tratamento definitivo. Evoluindo atualmente com remissão clínica, laboratorial e endoscópica para DC.

Conclusões/Considerações finais

Ter em mente diagnósticos diferenciais é essencial para uma abordagem precisa e eficaz. O exame físico minucioso e uma anamnese detalhada permitem aos profissionais de saúde a suspeição clínica necessária para guiar a propedêutica adequada e não retardar diagnóstico de doenças que se manifestação de maneira muito semelhante como a DC e a HS.

Palavras-chave

Doença de Crohn; Hidradenite Supurativa; Abscesso perianal; Fístula perianal

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Estadual Dr Dorio SIlva - Espírito Santo - Brasil

Autores

Henrique Lorenzoni Turini, Evelyn Gaspar Rocha de Moraes, Marília Majeski Colombo