15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

BAÇO ACESSÓRIO INTRAPANCREATICO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: O baço acessório intrapancreático é uma anormalidade congênita benigna caracterizado pela falha na fusão entre uma porção do tecido esplênico e o corpo principal do baço durante o desenvolvimento embriológico do órgão. A fisiopatologia dessa condição se baseia em uma alteração das células mesenquimais na formação dos tecidos esplênicos ao longo do trajeto de seus vasos. A prevalência na população geral varia entre 10 a 30%, de modo que o hilo esplênico é o local mais comumente acometido, sendo responsável por 80% dos casos. Ademais, a cauda do pâncreas é um local relativamente comum de ocorrência desta condição (cerca de 17% dos casos).

Objetivos

Objetivos: O presente trabalho tem por objetivo a descrição de um caso ocorrido de baço acessório intrapancreático na cidade de Umuarama (PR).

Caso

Resultados: Paciente masculino, 87 anos, chega ao serviço de Radiologia (16/01/2019) de uma clínica particular em Umuarama (PR) para realização de Tomografia Computadorizada (TC) de abdome total e Ressonância Nuclear Magnética (RNM) de abdome superior. Possui história prévia de HPB há 7 anos, em uso atual de sonda vesical de alívio, referindo retenção urinária crônica. Nega outros sintomas. Realizou RNM um mês antes em outro serviço, na qual foram visualizados linfonodos abdominais, além de um nódulo suspeito de adenocarcinoma na cauda do pâncreas.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: O diagnóstico de baço acessório intrapancreático requer diversas habilidades, dentre elas o conhecimento topográfico e interpretação de achados de imagem. Sendo assim, a presença de uma lesão sólida na cauda do pâncreas com características semelhantes ao baço ortotópico em TC ou RNM levantam a suspeita diagnóstica. O grande desafio, no entanto, está no diagnóstico diferencial entre baço acessório intrapancreático e tumores neuroendócrinos pancreáticos, visto que requerem condutas distintas. Enquanto o baço acessório intrapancreático é tratado, preferencialmente, de forma conservadora, os tumores requerem intervenção cirúrgica.

Palavras-chave

Baço Acessório; Baço Intrapancreático.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACERES - São Paulo - Brasil, Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil

Autores

EDUARDO BILAQUI ZUKOVSKI, LETICIA MARCASSA , LUCAS BILAQUI ZUKOVSKI , PAULA POZZOLO OGEDA, VIVIANE VIVIURKA