15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

INFARTO DO MIOCÁRDIO SEM LESÃO CORONÁRIA OBSTRUTIVA: MINOCA

Introdução/Fundamentos

O acrônimo inglês MINOCA foi um termo recentemente cunhado para caracterizar infarto do miocárdio com artérias coronárias não-obstrutivas. Tem prevalência de 5-6% entre os pacientes diagnosticados com infarto agudo do miocárdio (IAM), e geralmente acomete mais jovens e mulheres. Deve-se considerar que o diagnóstico de trabalho de MINOCA é valido apenas para pacientes que têm uma apresentação clínica que sugere IAM, desde características eletrocardiográficas e laboratoriais, mas sem doença arterial coronariana (DAC) obstrutiva presente na angiografia ou nenhuma outra causa evidente que possa servir de alternativa para a apresentação desse quadro agudo.

Objetivos

O presente resumo tem como objetivo revisar a MINOCA com enfoque elucidativo a respeito da sua categorização como nova entidade ou um subtipo do IAM.

Caso

D.P.M, 36 anos, masculino, sem comorbidades prévias. No dia 06/12/2018 apresentou quadro de algia retroesternal, opressiva, de início súbito e em repouso, associada com palidez cutânea e sudorese. Relatou história de estresse emocional na semana. Foi realizado ECG e coleta de enzimas cardíacas. ECG evidenciou supra desnivelamento de segmento ST em DII, DIII e aVF. Enzimas cardíacas demonstraram: Troponina T positiva e a creatina quinase fração MB de 62 U/l. Foi realizada trombólise com alteplase e o paciente apresentou melhora clínica após a mesma. Foi realizado ecodopplercardiograma transtorácico que apresentou função sistólica e diastólica preservadas, valvas cardíacas sem alterações morfofuncionais significativas, pericárdio de aspecto normal, não visualizado shunts intracavitários e/ou imagens sugestivas de trombos e sem ventriculografia esquerda evidenciando balonamento apical ou áreas de acinesia. O paciente foi estratificado como de alto risco, optando-se pela regulação para cineangiocoronariografia, a qual não evidenciou lesões obstrutivas em coronárias.

Conclusões/Considerações finais

Este estudo de caso ilustra a particularidade e importância do paciente com MINOCA, fazendo necessário que os profissionais se familiarizem com a síndrome, identificando e tratando ela corretamente. Terapias candidatas a serem utilizadas incluem medicamentos de prevenção secundaria após IAM. O diagnóstico permanece como um desafio para elucidar a causa subjacente da apresentação clínica de MINOCA, tendo papel fundamental a angioplastia e as novas técnicas com maior sensibilidade.

Palavras-chave

Infarto do miocárdio, vasos coronários, angiografia coronária

Área

Clínica Médica

Instituições

Docente Faculdade São Francisco de Barreiras - Bahia - Brasil, Faculdade de Tecnologia e Ciências - Bahia - Brasil, Faculdade São Francisco de Barreiras - Bahia - Brasil

Autores

Rodrigo José Melo do Espírito Santo, Lara Luiza Guirra Andrade, Laís Karoline de. Carvalho Nascimento, Victoria Suarez Mutti de Macêdo Maia