Dados do Trabalho
Título
A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO MÉDICA- DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMPLEXOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE COM ESTUDANTES DE UM NOVO CURSO DE MEDICINA DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS
Fundamentação/Introdução
Introdução/Fundamentos: Destaca a relevância do rastreamento e discussão de casos clínicos obtidos na atenção básica para a aquisição de competências na formação médica.
Objetivos
Objetivos: Relatar a experiência do impacto educacional do uso de metodologias ativas, através de estudos de casos, em um novo curso de medicina no interior da Amazônia.
Delineamento e Métodos
Delineamento/Métodos: O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo, em que o relato vem de um curso de medicina localizado no município de Coari, localizado à 363 km da capital Manaus. Os alunos foram distribuídos em quatro unidades básicas de saúde do município no intuito de rastrear e acompanhar os casos que aparecem no dia a dia de cada unidade. Após esse rastreamento e acompanhamento, com duração de dois meses, foi realizada apresentação de casos clínicos pelos alunos sob análise do professor médico responsável, explorando desde as alterações morfológicas e fisiopatológicas até o plano terapêutico da doença contida em cada caso. Ao final das atividades, foi obtida a opinião da turma sobre essa maneira de aprendizagem de forma oral, sem utilização de questionário.
Resultados
Resultados: O uso de metodologia ativa, por meio do acompanhamento e estudo de casos clínicos, foi bem aceito por todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Essa nova forma de ensino foi destacada como uma maneira mais fluida de aprendizado, por permitir aos alunos um contato direto com casos reais, além de permitir para estes uma visão holística do processo de adoecimento do ser humano, deixando de lado a postura de observar o corpo humano de forma segmentada em órgãos e sistemas. Além do mais, ao serem inseridos na rede de atenção primária, são postos em contato com os determinantes sociais de saúde, os quais têm ainda mais relevância no processo de adoecimento da população amazônica, uma vez que essa região do país é marcada pela desigualdade social e é a que concentra o menor número de profissionais médicos por cada mil habitantes, sendo de apenas 1,19 esse índice, além das altas taxas de crescimento demográfico e urbanização descontrolada sem saneamento básico.
Conclusões/Considerações finais
Conclusões/Considerações finais: Foi revelado um benefício no processo de aprendizagem e formação médica com a utilização de metodologias ativas, uma vez que a inserção precoce do estudante na realidade local possibilita a formação de profissionais com pensamento crítico e reflexivo, capazes de lidar com problemas complexos.
Palavras-chave
Palavras-chave: Aprendizagem ativa. Casos clínicos. Medicina
Área
Clínica Médica
Autores
Bruno Pinho Mineiro Gonçalves, Ricardo Faria dos Santos, Pedro José Leite de Almeida Mendonça, Hiago Leite da Silva, Kaique Lopes Bacelar