15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Dissecção de artéria vertebral com AVC isquêmico e Síndrome de Locked-in

Introdução/Fundamentos

A dissecção da artéria vertebral é uma causa infrequente, mas potencialmente devastadora de acidente vascular cerebral. É importante o diagnóstico precoce, devido ao potencial risco de isquemia cerebral, perda de visão e óbito.

Objetivos

Descrever um caso de dissecção de artéria vertebral e alertar aos profissionais de saúde da importância deste diagnóstico, condição rara, porém grave.

Caso

L.P.S.D 24 anos, previamente hígida, que após longa viagem de ônibus foi levada à emergência por início súbito de disartria, crise tônico clônica, êmese, rebaixamento do nível de consciência, bobbing ocular e anisocoria de ambos os olhos com maior acentuação à esquerda. A paciente foi então entubada e tratada com fenitoína em protocolo de status epiléptico. A tomografia computadorizada (TC) e punção lombar iniciais não apresentaram alterações. Internada em leito de unidade de terapia intensiva (UTI) teve despertar inadequado após 48 horas sem sedação, com agitação e nova crise epiléptica. Foi transferida para UTI de um serviço de referência em Neurologia para melhor investigação. Nova TC evidenciou hipodensidade em tronco encefálico acometendo de modo assimétrico ponte, mesencéfalo e tálamo, achado sugestivo de evento isquêmico agudo e sinais de dissecção de artéria vertebral. A paciente evoluiu com anartria, anisocoria, desvio do olhar à direita para dentro e para baixo, espasticidade em membros inferiores e superiores, Babinski presente bilateralmente. Embora não houvesse sinais de infecção manteve febre alta, caracterizando febre de origem central.

Conclusões/Considerações finais

Os achados tomográficos indicam presença de isquemia aguda subsequente à dissecção de artéria vertebral, com síndrome de locked-in e febre de origem central. A dissecção de artéria é uma condição rara e difícil de diagnosticar porém é importante que os profissionais de saúde saibam realizar o diagnóstico precoce.

Palavras-chave

Dissecção de artéria vertebral
Síndrome de Locked-in
AVC isquêmico

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Vinícius Boaventura, Saulo André Benincá , Mariana Dos Santos Lunardi