15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ATONIA VESICAL EM PACIENTE PORTADORA DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UM RELATO DE CASO CLÍNICO.

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune, inflamatória, multissistêmica, de etiologia desconhecida e com prevalência em mulheres jovens. O trato urinário é um dos locais mais acometidos por infecções em pacientes com LES, embora o comprometimento da bexiga pelo LES seja considerado raro.

Objetivos

Objetivos: Relatar o envolvimento vesical em uma paciente com LES, bem como ressaltar a importância do reconhecimento de manifestações clínicas.

Caso

Caso: Paciente feminina, 37 anos, procura atendimento em maio de 2014 com diagnóstico de LES, associado à bexiga neurogênica, para realizar sondagem suprapúbica, visto que apresenta dificuldade de esvaziar a bexiga devido à atonia vesical. Paciente vinha realizando trocas mensais da sonda e em uso de profilaxia antimicrobiana em virtude do risco de infecções urinárias. Entretanto, mesmo com os cuidados e medidas profiláticas realizadas, a paciente queixava-se de dor, apresentando urocultura positiva em vários momentos. Em janeiro de 2019, sem melhora do quadro de atonia vesical, a mesma optou pela retirada da SSP e iniciou o autocateterismo vesical como forma de tratamento e encontra-se, até momento, assintomática.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Descreveu-se um caso clínico de atonia vesical em paciente portadora de LES, o qual é pouco relatado na literatura, uma vez que é uma manifestação urinária rara e subdiagnosticada do LES. A presença de sintomas urinários leves e dor devem alertar para a possibilidade diagnóstica, de modo a permitir intervenção terapêutica precoce e evitar complicações, visto que o envolvimento vesical em pacientes com LES pode envolver a bexiga, de forma direta ou indireta, por meio de lesão do sistema nervoso central com acometimento vesical secundário.

Palavras-chave

Atonia vesical; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Bexiga Neurogênica

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gabrielle Azambuja, Victoria Lucateli Bernardi, Karoline Kuczynski, Paulo Roberto Laste