15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DETECÇÃO DA PRESSÃO INTRACRANIANA POR MEIO DA MEDIDA DO DIÂMETRO DO NERVO ÓPTICO EM PACIENTES NA SALA DE EMERGÊNCIA

Fundamentação/Introdução

Atualmente o padrão ouro para diagnóstico de hipertensão intracraniana(HIC) é a medida da pressão intracraniana por cateteres intra-ventriculares, com complicações como hemorragias e infecções. Devido a relação anatômica com o espaço subaracnóide a HIC distende o nervo óptico, aumentando o diâmetro da bainha de mielina, podendo ser percebido por ultrassonografia; exame com baixo custo, boa acurácia, sem radiação e realizado à beira do leito. Limitação para o método é falta de valor de referência para diagnosticar a HIC.

Objetivos

Revisar a literatura sobre as vantagens da avaliação e detecção da pressão intracraniana por meio do diâmetro da bainha do nervo óptico(DBNO) na sala de emergência, meio diagnóstico e indicador na evolução da gravidade.

Delineamento e Métodos

Revisão de bases de dados LILACS, Scielo e PubMed, descritores: Intracranial Hypertension, Optic Nerve Sheath, Emergency, Ultrasonography. Encontrados 16 artigos entre 2009 e 2019.

Resultados

Ultrassonografia point-of-care é alternativa capaz de identificar o DBNO, partindo de uma distância pré-estabelecida da retina. A detecção de PIC por ultrassonografia permite adoção de medidas terapêuticas precoces quando comparada a outros estudos de neuroimagem. A HIC é constatada quando a PIC≥20mmHg, sendo grave quando ≥40mmHg. Um ponto ainda indefinido, é a relação do valor do DBNO com a HIC, existe uma variação do ponto de corte, de 4,8 a 5,9mm para tal diagnóstico (sensibilidade=74,1 a 100% e especificidade=74 a 100%). DBNO ≥ 0,48cm, determina com boa acurácia o diagnóstico de HIC. Estudos no Paquistão no qual o DBNO foi utilizado para identificar HIC em crianças mostra que esse método possui limitações(sensibilidade=100%,/especificidade=60-66.7%). Revisão sistemática com 231 pacientes identificou associação entre a HIC e o aumento do DBNO (sensibilidade=90%/especificidade=85%). Outros estudos mostraram que um DBNO médio de 5,2 mm é considerado positivo para PIC ≥20 mmHg, sendo considerado um bom preditor (sensibilidade=83,3%/especificidade=100%). Estudo em que a ultrassonografia foi utilizada para averiguar DNBO em 160 crianças com derivações devido à hidrocefalia com descompensação apresentaram aumento significativo do DBM.

Conclusões/Considerações finais

DBNO é uma alternativa eficaz aos métodos invasivos padrão-ouro, ofertando maior qualidade de vida e menores complicações que as técnicas usuais. Nota-se que o alargamento do DBNO é uma modificação com acurácia significativa para diagnosticar alterações na pressão intracraniana.

Palavras-chave

hipertensão intracraniana, nervo óptico, diagnóstico

Área

Clínica Médica

Instituições

UniCEUB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Amanda Guedes Assis Dutra, Andréa Lopes Ramires Kairala, Lorenna Alves Bezerra, Gustavo Araújo do Nascimento Santos, Heloisa Lima Heller, Kevin Haley Barbosa