15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença de Addison secundária a Paracoccidioidomicose: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução: A insuficiência adrenal primária (IAP) ou Doença de Addison (DA) é uma condição clínica rara e consiste em risco ao paciente, já que seu diagnóstico dificilmente é detectado em fases iniciais. A principal causa desta patologia é a destruição auto-imune de células do córtex adrenal, entretanto no Brasil, outro motivo importante da DA é a paracoccidioidomicose.

Objetivos

Objetivos: Explanar um caso de insuficiência adrenal primária causada por paracoccidioidomicose em adulto tardiamente diagnosticado.

Caso

Relato de caso: Paciente masculino, 54 anos, trabalhador rural, residente em uma região da Zona da Mata Mineira foi admitido em hospital de sua procedência em Janeiro de 2019 com queixa de hiperpigmentação cutânea e mucosa, astenia, fadiga, prostração, anorexia, perda de peso (10kg em um ano), hipotensão postural, insônia, irritabilidade. Relatou que havia procurado atendimento médico, inclusive com duas internações prévias pelo mesmo motivo, porém, sem sucesso. Previamente hígido, sem história de trauma, cirurgia e outras doenças. Tabagista e etilista desde os 14 anos porém sem fazer uso de drogas ilícitas e outras medicações. Ao exame físico o paciente apresentava-se hipocorado, desidratado, irritado e a pressão arterial era de 90x70mmHg. A avaliação dermatológica observou-se hipercromia acastanhada cutânea difusa, mais evidente em áreas fotoexpostas, dobras cutâneas, língua e mucosa oral. Nos exames laboratoriais de entrada verificou-se anemia, alteração na função renal, hiponatremia e potássio sérico de 5,5 mEq/L. Outros exames foram solicitados para elucidação do caso, tendo alterações nos valores do ACTH (1.250pg/mL), cortisol (0,5mcg/dL), aldosterona (1.0ng/dL) e a ressonância magnética de abdome total que evidenciou aumento volumétrico bilateral das adrenais. Diante do exposto, foi norteado o diagnóstico de IAP. Como no Brasil uma causa importante de DA é a paracoccidioidomicose e o paciente é trabalhador rural, foi solicitado sorologia para pesquisa do fungo causador dessa patologia, que apresentou-se reagente. Consequentemente foi iniciado o tratamento adequado.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O diagnóstico de DA não é simples, seus sintomas inespecíficos e o pouco conhecimento sobre a doença podem levar a descoberta tardia desta comorbidade. Poucos doentes desenvolvem a tríade clássica que é hiperpigmentação, hipotensão e hiponatremia, sendo que a doença oscila na maior parte entre sintomas subclínicos durante anos e a deterioração súbita da suprarrenal.

Palavras-chave

Paracoccidioidomicose; Doença de Addison; Insuficiência adrenal

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital César Leite - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marianne Romagnoli Silva, Josianne Romagnoli Silva, Isabela Parrini Abdalla Gomes, Isabella de Oliveira Dias, Breno Mansur da Silva